Eventos

19º Festival de Inverno da UFPR oferecerá oficina de Ukiyo-e

Ilustração em Ukyo-e de Katsushika Hokusai
Ilustração em Ukyo-e de Katsushika Hokusai

A artista Simonia Fukue ministrará uma oficina de Ukiyo-e durante o 19º Festival de Inverno da UFPR, que acontecerá de 11 a 18 de julho na cidade de Antonina. O evento é bastante conhecido por tornar transformar a pacata cidade em um polo cultural em pleno inverno, atraiando artistas e curiosos de várias regiões do estado.

O termo Ukyo-e pode ser traduzido como “imagens de um mundo flutuante” e surgiu no Período Edo. O termo ukyio era usado para se referir ao mundo do entretenimento (atores, gueixas, etc), sendo esse o sentido de “mundo flutuante”. A técnica do Ukiyo-e é realizada através da combinação de desenhos em papel e “modelos” talhados em madeira, como explicado abaixo:

  1. O artista produzia um desenho matriz usando tinta
  2. Os artesãos colam esse desenho com a frente para baixo num bloco de madeira. Em seguida talham o bloco nas áreas onde o papel estava em branco, deixando o desenho invertido como uma cópia em relevo no bloco, mas destruindo o desenho original.
  3. Este bloco é colorido e impresso, fazendo cópias próximas à exatidão do desenho original.
  4. Estas cópias por sua vez eram coladas, com a frente para baixo em outros blocos e aquelas áreas da obra que deviam ser impressas em uma cor específica eram deixadas em relevo. Cada um destes blocos imprime ao menos uma cor no projeto final.
  5. A combinação resultante dos blocos de madeira eram recoberta em cores diferentes e impressas sequencialmente no papel. A impressão final firma as impressões dos blocos anteriores, sendo que alguns podem ser impressos mais de uma vez para obter uma maior profundidade da cor.

Simonia Fukue é formada em Superior de Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), além de ter lecionado dois anos na mesma instituição na área de artes visuais. Pós-graduada em História da Artes do Século XX (EMBAP), com o tema “As personagens femininas de Hayao Miyazaki”, e ainda, em Comunicação Audiovisual (PUC-PR), com o tema: “As artes visuais em O fabuloso destino de Amélie Poulain”. Atualmente Simonia dá aulas de mangá no Centro Cultural Tomodachi e é uma das idealizados do encontro de desenhistas intitulado Pinhão Ilustrado.

Conheça algumas obras de artistas consagrados do Ukiyo-e na galeria online do Instituto Adachi.

Cartaz do Festival de Inverno de Antonina
Cartaz do Festival de Inverno de Antonina

Sobre o(a) autor(a)

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

Deixe um comentário

Clique aqui para comentar

Minhas identidades secretas

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Botons Nhom - Presentes Memoráveis