A cultura japonesa nos costumes de Curitiba

Conhecendo Curitiba e suas raízes japonesas

[ad#ad-1]

Apesar de ter um aspecto bastante londrino, com o charme do frio e os diversos parques espalhados pela cidade, Curitiba tem muito do que se orgulhar em outra vertente cultural: suas raízes japonesas. A cidade é multicultural, mas é visível o quanto as culturas que se misturam ficam, em sua essência, intactas na maneira de viver curitibana. Em um passeio rápido pela capital do Paraná já é possível conhecer algumas das manifestações da cultura oriental em solo brasileiro. Não é à toa que até mesmo o consulado japonês tem sede em solo curitibano.

Quem compra pacotes turísticos para Curitiba a fim de conhecer um pouquinho mais do Japão sem sair do Brasil pode começar o passeio pela Praça do Japão, no bairro Água Verde. A área, de 14 mil metros quadrados, é uma homenagem à imigração japonesa em Curitiba, com inauguração em 1962. Bem arborizada e temática, a Praça do Japão passou por uma reforma em 1993, há vinte anos atrás, quando foi incluído no complexo o Memorial da Imigração Japonesa e, também, o Portal Japonês.

[ad#ad-2-middle]

Esse é o principal lugar em Curitiba para o turista conferir como é a cultura japonesa, pelo menos na parte da decoração, já que a praça é toda tematizada e, dentre suas árvores, é possível encontrar até exemplares da cerejeira, árvore típica do país. São, ao todo, 30 cerejeiras, vindas diretas do país oriental. Além disso, a praça possui lago de carpas (animal que virou praticamente um símbolo do Japão), museu e eventos tipicamente japoneses, como a cerimônia de chá, às quintas-feiras.

Curitiba também conta com um Centro Zen-Budista, outra vertente fortíssima da cultura japonesa ao redor do mundo. Para quem tiver tempo e quiser ter alguns minutos de paz e meditação, o centro zen-budista é o destino certo. Para quem não tem tanto tempo assim, e ainda quer visitar outras coisas sem deixar de experimentar da cultura japonesa, a dica é procurar pela gastronomia típica do Japão na cidade de Curitiba. Lugares como o Restaurante Myio podem mostrar ao turista porque é que a capital do Paraná é considerado um dos melhores lugares dentro do Brasil para degustar da culinária oriental.

Muita gente não sabe, mas é possível conhecer um pouco da cultura japonesa sem sair do lugar, principalmente se você estiver em Curitiba. Vale a pena conhecer esses lugares e se aprofundar numa cultura tão rica!

[ad#ad-1]

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *