Eventos

A Nova Praça do Japão – Mamemaki dias 06 e 07/09/08

No início do ano, devido a uma reforma, a Praça do Japão ficou interditada e só foi reaberta ao público no final do mês de junho. Por isso os mini matsuris, pequenas feiras que acontecem mensalmente no local desde 2005, foram suspensos e só voltaram no mês de setembro. Os visitantes, que já estavam ansiosos pelo evento, lotaram a praça no final de semana.

Vale lembrar que quase todo o público dos mini matsuris são jovens com faixa etária entre 12 e 20 anos, tornando o evento bastante animado, com atividades que variam desde matsuri dance, anime quizz e até apresentações de taiko (tambor japonês). Além disso, os estandes de comida típica japonesa e produtos artesanais voltados aos jovens (bottons, touquinhas, orelinhas, etc) têm um público fiel e fazem bastante sucesso entre os visitantes.
Por ser o primeiro evento na Praça do Japão depois de cerca de oito meses e uma grande reforma, aconteceram algumas mudanças em sua estrutura. As lojinhas, que antigamente ficavam todas sob uma mesma barraca coberta, agora estão independentes umas das outras, cada qual no seu próprio espaço. Os organizadores optaram por esse novo formato pois o anterior espantava as pessoas que por ali passavam. “A barraca toda fechada dava a impressão de que era uma festa particular”, alegam. Já a loja de produtos japoneses que ficava dentro da pagoda (casa em estilo japonês na praça) ainda não foi reaberta.

As atividades realizadas durante o mini matsuri foram organizadas pelos grupos Odori Wakai e XBlade. Ambos aceitaram, mesmo que de última hora, promover momentos de matsuri dance e um anime quizz. Além disso, fizeram o favor de ir comprar cabos às 14h de sábado, quando a maioria das lojas estão fechadas no centro de Curitiba.

Para visualizar as fotos do Mini Matsuri é só acessar o álbum na seção “Galeria Tadaima!”

Sobre o(a) autor(a)

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

Deixe um comentário

Clique aqui para comentar

Minhas identidades secretas

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Botons Nhom - Presentes Memoráveis