All About Lily Chou-Chou Tadaima

All About Lily Chou-Chou (filme)

All About Lily Chou-Chou Tadaima

Faz algum tempo que não indico algum livro, filme ou novela aqui no Tadaima e, como não consigo tirá-lo da minha cabeça desde quando terminei de vê-lo, decidi escrever sobre essa obra-prima que vi ontem, chamada All About Lily Chou-Chou (リリイ・シュシュのすべて – Lily Chou-Chou no Subete, no original).

A música de Lily Chou-Chou é puro éter. Num mundo opressivo, desigual e no qual ninguém parece se encontrar, apenas Lily Chou-Chou é real. Agora que você já sabe disso, pode continuar lendo sobre o filme

Tudo Sobre Lily Chou-Chou

Yuichi Hasumi é um menino de 13 anos tímido e quieto que acaba de mudar de escola. Um dos seus primeiros amigos é Shuusuke Hoshino, um rapaz inteligente, de família rica e com uma mãe bonita. A amizade entre eles se desenvolve enquanto ambos participam do clube de kendo e decidem, junto com outros meninos, viajar até Okinawa. Hoshino passa por experiências de quase morte durante a viagem e na volta às aulas, depois das férias de verão, se torna o líder da gangue e passa a maltratar todos a sua volta, incluindo seu antigo amigo.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=CDr1scwNC78]

 

Hasumi alimenta uma profunda admiração pela cantora Lily Chou-Chou, muito famosa entre os jovens. Ele e vários outros personagens da trama escrevem num fórum na internet sobre os efeitos que as músicas da artistas causam neles e frequentemente usam o termo éter – um espaço de escapismo, onde todos são felizes e estão longe, muito longe dos problemas.

História não linear

O filme não é contado de maneira linear, ou seja, a trama começa no presente, vai para o passado e volta para o presente, sempre de maneira repentina.

Problemas da juventude japonesa

A força do filme está em retratar os vários problemas na adolescência e na edução japonesa. Bullying, prostituição, suicídio, estupro, roubos, professores que fingem não ver, pais que fingem não ver, gangues, delinquentes, brigas, aceitação passiva das situações, pressão na escola… E uma série de outros detalhes que podem passar desapercebidos durante o filme.

All About Lily Chou-Chou (filme) Tadaima

Uma cantora fictícia

Lily Chou-Chou é uma cantora fictícia criada especialmente para o filme. As músicas foram compostas por Takeshi Kobayashi e interpretadas pela cantora Salyu. No entanto, o espectador se envolve tanto com o que é falado sobre a cantora que ela ganha vida sem que seja percebido –  além de, é claro, a trilha sonora do filme ser maravilhosa. Logo, a possibilidade de você ser transportado de maneira tão forte para a realidade do filme faz com que os acontecimentos da trama sejam ainda mais intensos e reais.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=NvKuKrBdO74]

 

Antes de Lily Chou-Chou

O filme foi lançado em 2001, mas a ideia nasceu bem antes disso. O site oficial, que está no ar até hoje, traz informações em inglês sobre o antes, o durante e o depois das filmagens. A história, escrita pelo diretor Shunji Iwai, foi primeiramente publicada na internet numa página onde as pessoas podiam interagir com a trama. Depois de algum tempo a opção foi desabilitada e os usuários poderiam apenas acompanhar a história. No site em japonês é possível postar uma mensagem de amor a Lily Chou-Chou e no site em inglês o visitante pode ler sobre referências do filme.

Lily Chou-Chou é éter. É como ficar num imenso campo de arroz de olhas fechados, só ouvindo música.

Leia mais sobre Cultura Pop.

02 comments on “All About Lily Chou-Chou (filme)

  • Marina , Direct link to comment

    Olá! Eu conheci o filme por acaso, na verdade eu ouvi uma música da Salyu e adorei! Onde eu poderia ver o filme?

  • Mylle Silva , Direct link to comment

    @Marina,

    Eu baixei o filme por torrent há algum tempo, mas não sei dizer exatamente onde você poderia encontra-lo ._.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *