Capa do Almanaque

Tudo bem, sei que já faz tempo que não posto nada por aqui e logo no primeiro post do ano vou falar sobre algo meio… velho, digamos assim. Mas paciência, acontece. Apesar da minha vontade em escrever sobre o assunto eu só voltei ao mundo hoje.

Vamos lá. Em novembro de 2009 saiu o Almanaque Shoujo Mangá: O Poder da Sedução Feminina, pela Editora Escala. Custa R$ 20,00 e pode ser encontrado facilmente em várias banquinhas de jornal espalhadas por aí. Quando soube do lançamento da publicação fiquei louca. O motivo é simples: eu contribuí para ela. Em maio/09 Franco de Rosa pediu pra eu escrever algo para “um almanaque sobre mangá shoujo” e eu aceitei. Depois de tanto tempo, comecei a achar que não sairia publicação alguma e enviei o texto para o Jornal Memai. O que aconteceu então foi ótimo: o mesmo texto saiu nas duas publicações ao mesmo tempo!

Duas contribuições minhas foram publicadas no Almanaque: Mondo Shoujo (introdução) e Panorama dos Mangás Shoujo (capítulo 13).

Muita gente criticou a publicação, apontou os erros, dizia querer seu dinheiro de volta e tudo mais. Você pode conferir as críticas e comentário sobre o Almanaque no Shoujo Café. No entanto, eu defendo a iniciativa porque tenho esperanças de que esta seja a primeira de muitas a tratar sobre o assunto. Afinal, melhor fazer o imperfeito do que sonhar a perfeição, não acham?

Quem quiser pode conferir o texto Mondo Shoujo no site do Jornal Memai, só que com o título “Shoujo, o mangá que conquista as adolescentes“.

[ad#post-ad]


Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

2 comentários

Lary · 13 de janeiro de 2010 às 22:03

Tava de bobeira numa banca da praia e vi o alamanaque. Comprei e não me arrependi, achei muito bom. Claro que sempre tem coisas a melhorar, mas isso é normal. Algumas partes, como a que fala sobre as grandes mangakás é bastante detalhada e interessante. É fato que não existem grandes publicações brasileiras sobre mangá shoujo, e esta apesar de tudo, abre portas para que mais obras sejam escritas. Parabéns pelo trabalho 😉

Cléber · 21 de outubro de 2012 às 23:34

Galeria, par aquem curte shoujo, tem o Fantástico Tradutor de Quadrinhos, que é uma ferramenta bem legal. Ele serve para que a própria comunidade leitora colabore na transcrição e tradução dos mangás. É bem fácil de usar, mas precisa ter bastante gente usando para funcionar bem. Confiram lá:

http://ofantasticotradutor.com.br/

Já tem as seguintes revistas (22/10/2012):

-Bokura no Kiseki
-Keishichou Tokuhanka 007
-Kimi no Sei
-Orange Marmalade
-Suki desu Suzuki-kun!!
-Ultimate Venus

=)

Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *