Aprenda a ler japonês plugins Tadaima

Aprenda a ler japonês – plugins (parte 02)

Aprenda a ler japonês plugins Tadaima
O plugin Rikaichan dá o significado do kanji assim que o cursor passa por ele

Depois de dar algumas dicas de dicionários na primeira parte da série aprenda a ler japonês, quero falar um pouco sobre os plugins que ajudam os internautas a ler páginas em japonês durante a navegação. Existem várias opções tanto para o Firefox quanto para o Chrome, que são uma mão na roda quando não temos um dicionário mais confiável por perto.

Rikaichan e Rikaikun

Na minha opinião é o melhor plugin que existe para ler japonês na internet. Depois de instado e ativado, basta passar o mouse pelo kanji que deseja traduzir e pronto, eis que surge uma janela com a tradução em inglês da palavra que você escolheu.

Claro que é necessário saber um pouco de gramática, afinal é um dicionário de termos e não de flexões verbais e afins. Como eu disse no artigo anterior da série, essas são ferramentas que auxiliam o estudo e a compreensão, mas não excluem um estudo prévio em alguma escola de japonês.

Se você usa o Firefox, pode instalar o Rikaichan direto da página de complementos do navegador. Se você usa o Chrome, pode instalar o Rikaikun direto da loja do navegador.

A desvantagem é que o usuário precisa saber inglês porque o dicionário não está disponível em português. Mas nada impede alguém de entrar em contato com o desenvolvedor e propor uma tradução para o nosso idioma, que tal?

Furigana Injector

Também disponível tanto para o Chrome quanto para o Firefox, esse plugin permite que você insira furiganas (leituras dos kanjis) logo acima das palavras enquanto visita uma página. Ideal para realizar leituras rápidas sem ter a necessidade de ficar passando o mouse palavra por palavra e sem janelinhas de tradução para atrapalhar a vida.

Mesmo não sendo tão completo quanto o Rikaichan, o Furigana Injector também possui a opção de dicionário que funciona exatamente como no plugin mencionado anteriormente.

Confira a versão para o Firefox e a versão para o Chrome.

Naturalmente existem vários outros plugins para os dois navegadores, mas como o foco da maioria deles é o aprendizado, falarei sobre eles em outro momento.

Leia os outros artigos da série Aprenda a ler Japonês

Dicionários (parte 01)
Plugins (parte 02)
Jogos (parte 03)
Sites (parte 04) 

Leia mais sobre Cultura Japonesa.

One comment on “Aprenda a ler japonês – plugins (parte 02)

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *