Estudar japonês não é uma das tarefas mais fáceis, por isso é sempre bom saber quais ferramentas existem para que o aprendizado seja menos penoso. Certamente a grande dificuldade é ler em japonês, com seus vários ideogramas e silabários que precisam ser decorados para que a leitura seja fluída. Entre hiragana, katakana e kanji, o estudante pode levar anos – dependendo da sua capacidade de absorção e horas dedicadas ao estudo – para atingir objetivos básicos, como a leitura de mangás.

Mas nem tudo está perdido e para tentar ajudar quem quer quebrar as barreiras que separam a língua japonesa da portuguesa, vou indicar alguns dicionários, plugins, jogos e sites que ajudam na compreensão e aprendizado do idioma.

Como o assunto é um pouco longo, vou dividi-lo em quatro partes para facilitar a leitura.

Dicionários (parte 01)
Plugins (parte 02)
Jogos (parte 03)
Sites (parte 04) 

Dicionários Eletrônicos

Ah, o sonho de qualquer estudante de japonês, com certeza, é ter um dicionário eletrônico. Aquele seu companheiro nos momentos de confusão, incompreensão, dúvida, desespero – basicamente um Google particular. Essa pequena engenhoca pode conter centenas de dicionários na memória, sobre os mais variados assuntos e em vários idiomas.Os famosos denshi jisho são divididos em duas categorias:

Kanji

São os mais recentes e práticos dicionários eletrônicos, suas telas sensíveis ao toque permitem que o usuário escreva o kanji que deseja procurar, facilitando a busca e a interatividade. É o mais indicado para quem está aprendendo japonês, sem dúvida nenhuma.

Kotoba

São dicionários mais específicos, algumas vezes com menos dicionários da memória e não permitem a escrita dos kanji de maneira manual, apenas através do teclado. É mais indicado para quem já sabe melhor o idioma e às vezes se esquece como se escreve uma determinada palavra ou seu significado.

O único problema dos dicionários eletrônicos é o preço: os mais baratos custam cerca de R$400,00 – mas eu recomendo a compra pela praticidade e qualidade dos denshi jisho.

Dicionários de Papel

Aprenda a ler japonês - dicionários Tadaima

Dicionário de kanji para crianças japonesas comprado no Book Off

Dicionários de Kanji

Claro, sempre existem os dicionários de papel para salvar a pátria. No Japão os dicionários são separados por níveis, então quem está começando a estudar japonês pode comprar um dicionário de kanji voltado para crianças japonesas. O mais conhecido é o Shogakusei no Shin Rainbow KANJI Yomikaki JITEN, chamado carinhosamente de “dicionário da bananinha” por causa da capa. Outro muito bom é o Shin Rainbow Shogaku KANJI JITEN, que custa um pouquinho mais caro mas é bem completo.

Dicionários Português/Japonês e Japonês/Português

Claro, precisamos também saber o significado das palavras. Existem alguns dicionário de japonês para brasileiros e eu, sinceramente, procuro palavras em todos que tiver na mão. Como são muitos os significados para uma mesma palavra, é preciso sempre ter bom senso e avaliar o contexto da frase, porque a palavra em si muitas vezes pode ser confusa – ainda mais em japonês, que já é confuso por natureza. Por isso deixo a lista de opções para você escolher o que mais gostar.

Vale lembrar que esses dicionários são romanizados, ou seja, estão escritos em alfabeto romano e não em ideogramas ou silabários japoneses, facilitando assim a leitura e compreensão.

Ler Japonês

Se você quer conhecer outras ferramentas que ajudam na hora de ler em japonês, aguarde as próximas partes da série com dicas de plugins, jogos e sites.


Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

6 comentários

Niinha · 4 de fevereiro de 2012 às 10:32

Nunca tinha parado para pensar em ter um dicionario Japonês – Português!

Diogo · 6 de fevereiro de 2012 às 8:30

Tem também o Kanji Sono Mama Rakubiki Jiten 漢字そのまま楽引辞典 pra Nintendo DS, lembro que usei bastante no nihongakko, era bom porque dava pra escrever o Kanji, tinha o Kakijun e ainda dava pra ouvir a pronuncia.

Mylle Silva · 24 de fevereiro de 2012 às 13:17

Sim, eu guardei ele para a terceira parte, quando falei sobre jogos 😉

Aprenda a ler japonês - plugins (parte 02) · 6 de fevereiro de 2012 às 12:31

[…] de dar algumas dicas de dicionários na primeira parte da série aprenda a ler japonês, quero falar um pouco sobre os plugins que […]

Aprenda a ler japonês com Tadashii Kanji Kakitori-kun (NDS) · 23 de fevereiro de 2012 às 9:01

[…] Conheça outras ferramentas para Aprender a Ler Japonês […]

Aprenda a ler japonês - jogos (parte 3) · 23 de fevereiro de 2012 às 9:01

[…] de falar sobre dicionários e plugins que auxiliam na leitura do idioma japonês seja durante a navegação na internet ou […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *