Notícias

Artista nikkei faz arte nas faixas

Vinte esquinas de Curitiba receberam neste domingo (19) intervenções artísticas nas faixas de pedestres. Pintores, cartunistas, ilustradores e grafiteiros da cidade vão transformar as faixas em obras de arte. A ação “Arte na Faixa” é um projeto da Prefeitura de Curitiba e faz parte da Semana Nacional do Trânsito, que começou na sexta-feira (17).

O trabalho de pinturas nas faixas é inédito na cidade e envolve arte e educação no trânsito, numa parceria entre a Urbs – Urbanização de Curitiba S/A e a Fundação Cultural de Curitiba. Mais do que chamar a atenção para a importância das faixas de pedestre, o Arte na Faixa busca contribuir para uma mudança de comportamento dos curitibanos quando o assunto é respeito às normas de trânsito. A ideia é fazer com que as faixas sejam notadas e passem a fazer parte do cotidiano de pedestres e motoristas.

Além da pintura, o projeto inclui ainda um hotsite (www.artenafaixa.com.br <http://www.artenafaixa.com.br/> ) que traz a exposição virtual das obras e também o endereço onde elas podem ser conferidas pessoalmente. Também está sendo gravado um mini-documentário sobre a ação.

A artista plástica Sandra Hiromoto considera a iniciativa interessante, pois muitas vezes o pedestre nem percebe a faixa no seu cotidiano. “A arte aproxima e proporciona um novo olhar e um novo comportamento”. A artista diz que fará um trabalho de stencil art, relacionando objetos cotidianos de casa com objetos urbanos.

Sete de Setembro com Mal. Floriano – Sandra Hiromoto
Padre Agostinho com Cândido Hartmann (Praça da Ucrânia) – Edílson Viriato
Barão do Rio Branco – Praça Generoso Marques (Paço da Liberdade) – Sila Lima
Visconde de Guarapuava com Francisco Rocha – Andréia Las
Marechal Floriano com José Loureiro (Praça Carlos Gomes) – Rogério Dias
Marechal Deodoro com João Negrão   –   Denise Roman
Engenheiro Ostoja Roguski – Acesso Jardim Botânico – Olho Wodzynski
Entre outros

Fonte: Prefeitura de Curitiba

EDITADO 2010.09.20 – Deixo o vídeo com o resultado da intervenção na faixa de pedestres feita por Sandra Hiromoto.


[ad#post-ad]

Sobre o(a) autor(a)

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

1 comentário

Clique aqui para comentar

Minhas identidades secretas

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Botons Nhom - Presentes Memoráveis