Bolsa de Estudos no Japão - Inscrições abertas 2012 Japão Tadaima

Bolsa de Estudos no Japão – Inscrições abertas 2012

Bolsa de Estudos no Japão - Inscrições abertas 2012 Japão Tadaima

Imagino que se você está acompanhando o Tadaima no Japão, deve estar com uma leve vontade de estudar um tempo no Japão, não é? Dentre as muitas bolsas de estudo oferecidas pelos consulados japoneses no Brasil, duas das mais interessantes acabam de ter suas inscrições abertas. São duas modalidades bastante específicas, mas caso você se enquadre em alguma delas, vale tentar.

[ad#ad-1]

Treinamento Para Professores

Bolsa oferecida a professores e educadores do ensido fundamental e médio, com o objetivo de realizar pesquisas nas áreas relacionadas à educação em uma universidade japonesa. O curso tem duração de 1 ano e 6 meses e os candidatos devem possuir domínio do inglês e 5 anos de experiência como professor.

Cultura e Língua Japonesa

Bolsa para estudantes universitários de língua, literatura e cultura japonesas, para aprimoramento da língua e estudos japoneses em vários aspectos, com duração de 1 ano.

Como Funciona?

As inscrições vão de 17 de janeiro à 14 de fevereiro de 2012 e devem ser feitas no Consulado mais próximo de você. Se você mora no sul, pode se dirigir ao Consulado Geral do Japão em Curitiba, que atende toda a região sul do Brasil.

Se toda a documentação solicitada na inscrição estiver OK, você será chamado para a primeira fase, que é uma prova escrita, agendada para o dia 27 de fevereiro. Os aprovados na prova escrita serão chamados para uma entrevista, a ser realizada no dia 01 de março. O resultado provisório sai no dia seguinte, dia 02 de março.

Conselhos Tadaima

Não preciso nem falar que você tem que se preparar bem para a prova e que é sempre importante fazer a prova mesmo que não tenha muita certeza se vai passar – é sempre muito bom ter a experiência.

O processo de seleção dessa bolsa é um pouco diferente, em outras palavras, o fato de um candidato ser selecionado após a entrevista não significa que sua ida ao Japão esteja 100% garantida. Os resultados dos pré-selecionados são enviados ao governo japonês e passam por uma triagem, na qual pessoas do mundo inteiro participam. Sendo assim, a confirmação definitiva tende a sair em média um mês antes da viagem – se o candidato for ou não aprovado.

Por isso, antes de tentar a bolsa de estudos é preciso ter um certo sangue frio, paciência e capacidade de lidar com imprevistos – porque, afinal, a pessoa pode passar seis meses sem saber se vai morar um ano do outro lado do mundo.

Bolsa de Estudos no Japão

Inscrições de 17/01 (ter) até 14/02 (ter) 
Modalidades: Treinamento de Professores e Cultura e Língua Japonesa
Duração: 1 ano e meio ou 1 ano
Avaliação: Prova escrita e Entrevista
Mais informações no Consulado Geral do Japão em Curitiba
Rua Marechal Deodoro 630, 18º andar CEP:80010-912
Telefone: (41)3322-4919
E-mail: cgjcwb@terra.com.br

[ad#ad-1]

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *