Eventos

Programação e Sinopse da Mostra de Cinema do Mês da Cultura Japonesa 2012

Confira a programação e a sinopse da Mostra de Cinema que acontecerá de 15 a 21 de outubro na Cinemateca de Curitiba, durante o Mês da Cultura Japonesa

Programação e Sinopse da Mostra de Cinema do Mês da Cultura Japonesa 2012

[ad#ad-1]

Há alguns anos o Consulado Geral do Japão em Curitiba promove, no mês de Outubro, o Mês da Cultura Japonesa em Curitiba, durante o qual acontecem várias atividades relacionadas ao Japão, como mostras de cinema, exposições, shows e apresentações culturais variadas. No período de 02 a 30 de outubro, Curitiba se transformará em um pedacinho da terra do sol nascente.

Se você quiser ver toda a programação do Mês da Cultura Japonesa em Curitiba, clique aqui visite o post sobre o assunto. Confira abaixo a programação e as sinopses dos filmes da Mostra de Cinema Japonês que acontecerá de 15 a 21 de outubro na Cinemateca de Curitiba, sempre a partir das 15h45.

Programação da Mostra de Cinema Japonês

15 de outubro (seg)

15h45 – Viyon no Tsuma – Esposa de Villon
17h50 – Nabi no Koi – O Amor de Nabbie
19h35 – Orosiya-Koku Suimutan – Kodayu

16 de outubro (ter)

15h45 – Nihon no Kuroi Natsu Enzai – Verão Negro Falsa Acusação
18h00 – Toki wo Kakeru Syojo – A Garota que Saltou no Tempo
19h50 – Tsuki wa Dochi ni Deteiru – De que Lado Fica a Lua

17 de outubro (qua)

15h45 – Sonatine
17h30 – Karutetto! – Quarteto!
19h40 – Robocon

18 de outubro (qui)

15h45 – Toki wo Kakeru Syojo – A Garota que Saltou no Tempo
17h40 – Gakkou no Kaidan – Escola Mal Assombrada
19h30 – Ballad Na mo Naki Koi no Uta – Balada

 19 de outubro (sex)

15h45 – Tasogare Seibei – Crepúsculo de Seibei
17h55 – Viyon no Tsuma – Esposa de Villon
20h00 – Otoko wa Tsurai yo  – O Resgate de Tora-san

20 de outubro (sab)

15h45 – Nabi no Koi – O Amor de Nabbie
17h30 – Bushi no Ichibun – Honra de Samurai
19h45 – Robocon

21 de outubro (dom)

15h45 – Ballad Na mo Naki Koi no Uta – Balada
18h15 – Tokyo Tawa – Torre de Tóquio

Sinopse da Mostra de Cinema Japonês

KODAYU (Oroshiya-koku Suimutan)

Drama de época
Toho / 1992 / colorido – legendado
Diretor: Junn-ya Sato
Elenco: Ken Ogata, Marina Vlad, Oleg Yankovskii, Toshiyuki Nishida

Sinopse:
Em 1782 o Japão era uma nação isolada do mundo. Nessa época, levado por uma tempestade, um navio cargueiro com dezessete tripulantes, comandado pelo Capitão Kodayu Daikokuya naufraga na costa oriental da Sibéria. Para sobreviver e manter viva a esperança de retornar para casa, os japoneses tentam aprender a língua e os costumes russos. Constroem um pequeno barco para chegar a Okhotsk e pedir permissão para deixar a Rússia. Mas sua volta para casa vai ser antecedida por várias escalas em busca da autorização. Nove anos e nove meses depois, apenas três sobreviventes regressam ao Japão. O poder central desconfia deles, pois eles viram e aprenderam muito fora do país. Somente depois de longa negociação, Kodayu é autorizado a por os pés em sua terra natal e enfrentar uma vida de reclusão.

SONATINE (Sonatine)

Drama
Syochiku / 1993 / colorido – legendado
Diretor: Takeshi Kitano
Elenco: Beat Takeshi, Tetsu Watanabe, Masanobu Katsumura, Susumu Terashima, Aya Kokumai

Sinopse:
Murakawa, um alto membro da yakuza do grupo Kitajima, é mandado para Okinawa, para acabar com uma guerra entre o grupo Nakamatsu, seu aliado, e o grupo rival Anan. Ele obedece à ordem junto com seus comandados, sem saber que se tratava de uma armação de Takahashi para acabar com ele e com o grupo Nakamatsu. Após perder os seus comandados, Murakawa encontra Takahashi em Okinawa, e descobrindo sobre toda a sórdida armação, ele decide acabar com os planos do então seu aliado.

DE QUE LADO FICA A LUA (Tsuki wa Dochi ni Deteiru)

Drama
Cine Qua Non / 1993 / colorido – legendado
Diretor: Yoichi Sai
Elenco: Goro Kishitani, Rubi Moreno, Moeko Ezawa, Shigemitsu Ogi, Ken-ichi Endo

Sinopse:
Kang Chin Nam é um motorista de táxi descendente de norte-coreanos nascido no Japão. Rodeado por colegas estranhos de diferentes origens, ele conhece o preconceito existente contra os descendentes de coreanos. Certo dia ele se apaixona por Connie, uma filipina que trabalha como atendente de um bar. O diretor Sai Youichi, que também é descendente de coreanos nascido no Japão, nos oferece uma visão cômica dos absurdos do Japão moderno. Vencedor do prêmio NETPAC (Rede de Promoção do Cinema Asiático) do 44º Festival Internacional de Cinema de Berlim.

O RESGATE DE TORA-SAN (Otoko wa Tsurai yo – Torajiro Kurenai no Hana)

Comédia Shochiku / 1995 / colorido – legendado
Diretor: Yoji Yamada
Elenco: Kiyoshi Atsumi, Ruriko Asaoka, Kumiko Goto, Chieko Baisho, Hidetaka Yoshioka

Sinopse:
48º filme da popular série “Otoko wa tsurai yo”. 1995, Grande terremoto de Hanshin-Awaji. Torajiro, mais conhecido como Tora-san (seu Tora), após auxiliar no resgate e na assistência às vítimas, mais uma vez parte sem destino pelo Japão. E como sempre, sem dar notícias à família. Mitsuo – sobrinho de Tora-san, após um “incidente” em Okayama, desorientado e sem recursos vai parar na ilha de Amami-Oshima, onde é amparado pela Lily. Ao ser acolhido em sua casa, para a sua surpresa encontra o seu tio Tora-san. O que aconteceu com Mitsuo para chegar à ilha? E Tora-san, o que faz na ilha?

ESCOLA MAL ASSOMBRADA (Gakko no Kaidan)

Terror
Toho / 1995 / colorido – legendado
Diretor: Hideyuki Hirayama
Elenco: Hironobu Nomura, Masumi Toyama, Hajime Atsuta, Shiori Yonezawa, Jun-ichiro Tsukada

Sinopse:
Após o término da última aula antes das férias de verão, Mika volta à escola para buscar o material que tinha esquecido e acaba presa dentro do velho prédio. Sua irmã Aki volta à escola para buscá-la e também acaba presa no prédio junto com mais 4 alunos de outras séries: Kensuke, Shota, Hitoshi e Kaori. Juntos, os 5 começam a perceber que as estórias sobre o prédio velho ser mal assombrado eram reais. Aki que continua procurando pela irmã enquanto foge das assombrações acaba conseguindo sair do prédio e encontra o professor Komukai, a mãe de Kensuke e o irmão de Hitoshi. Após contar tudo que está acontecendo, ela retorna ao prédio mal assombrado junto com o professor para salvar sua irmã e os amigos.

[ad#ad-2-middle]

O AMOR DE NABBIE (Nabi no Koi)

Comédia romântica
Office Shirous / 1999 / colorido – legendado
Diretor: Yuji Nakae
Elenco: Naomi Nishida, Jun Murakami, Tomi Taira, Seijin Noborikawa, Susumu Taira

Sinopse:
Nanako se demite do emprego em Tóquio para voltar à sua ilha natal no arquipélago de Okinawa, onde ainda vivem seu avô Keitatsu e sua avó Nabbie. Nabbie tem 79 anos e vive tranquilamente com seu marido. Mesmo casada há vários anos, ela nunca esqueceu SunRa, sua primeira paixão, que conheceu aos 19 anos. Sessenta anos depois, SunRa retorna à ilha e reencontra-se com Nabbie que decide então viver com seu grande amor, mesmo que para isso tenha que ir contra seus costumes e contra todos os moradores da ilha.

VERÃO NEGRO – FALSA ACUSAÇÃO (Nihon no Kuroi Natsu – Enzai)

Suspense
Nikkatsu / 2000 / colorido – legendado
Diretor: Kei Kumai
Elenco: Kiichi Nakai, Akira Terao, Naomi Hosokawa, Nagiko Tono, Yukiya Kitamura

Sinopse:
Verão de 1995, cidade de Matsumoto. Emi e Hiro, dois estudantes do ensino médio, pesquisam sobre o trágico incidente que ocorreu no ano anterior, em que um ataque com gás sarin matou 7 pessoas e feriu quase 600 em um conjunto habitacional de Matsumoto e todas as falsas acusações relacionadas ao crime. Eles entrevistam Sasano, editor-chefe de uma TV local, e seus colegas de trabalho e começam a entender como ocorreram as falsas acusações. Vencedor do Prêmio Berlinale Camera do Festival Internacional de Cinema de Berlim.

CREPÚSCULO DE SEIBEI (Tasogare Seibei)

Drama de época
Shochiku / 2002 / colorido – legendado
Diretor: Youji Yamada
Elenco: Hiroyuki Sanada, Rie Miyazawa, Min Tanaka, Keiko Kishi, Miki Ito

Sinopse:
Seibei Iguchi, um samurai viúvo e pobre, tem que manter duas filhas pequenas, sua mãe idosa e ainda pagar as dívidas. Para complementar a renda de oficial do armazém de arroz, ele faz serviços extras após o trabalho e nunca sai com os colegas. Pela imagem sempre aborrecido que ele transmitia aos amigos, estes o apelidaram de “Tasogare”(crepúsculo). Certo dia, ele salva seu antigo amor Tomoe e acaba sendo descoberto como um grande espadachim, sendo ordenado a cumprir as ordens do senhor da região. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (2003).

ROBOCON (Robocon – Robot Contest)

Drama juvenil
Toho / 2003 / colorido – legendado
Diretor: Tomoyuki Furumaya
Elenco: Masami Nagasawa, Shun Oguri, Atsushi Ito, Takashi Tsukamoto, Kazuma Suzuki

Sinopse:
Satomi é uma aluna, nada dedicada, de uma escola técnica. Para melhorar suas notas seu professor lhe dá duas opções: ou permanece na escola após as aulas para aulas de reforço, ou ingressa no 2º time de robô da escola para participar do Concurso de Robôs – Robocon. Diferentemente do 1º time composto por alunos da elite, o 2º time conta com Yotsuya – o líder sem comando, Aida – o gênio individualista e Takeuchi – o aluno fantasma. Contra vontade, mas ainda achando ser a melhor opção, ela ingressa no grupo por obrigação, mas o contato com os novos colegas faz ressurgir a sua alma vencedora.

HONRA DE SAMURAI (Bushi no Ichibun)

Drama de época
Shochiku / 2006 / colorido – legendado
Diretor: Youji Yamada
Elenco: Takuya Kimura, Rei Dan, Takashi Sasano, Mitsugoro Bando

Sinopse:
Shinnojo Mimura é um samurai pobre de casta baixa que vive felizmente com sua bela esposa Kayo. Ele trabalha como provador de comida do senhor do feudo e, durante uma prova, acaba envenenado e fica cego. Após a perda da visão e do serviço do marido, Kayo recebe uma proposta de ajuda financeira de Shimada. O preço a ser pago? O seu corpo. Contrariada, mas devido à necessidade, ela acaba cedendo. Shinnojo, ao saber do ocorrido, desafia Shimada para um duelo por sua esposa e por sua honra de samurai.

A GAROTA QUE SALTOU NO TEMPO (Toki wo Kakeru Syojo)

Animação. Romance, fantasia
Kadokawa Pictures / 2006 / colorido – legendado Diretor: Mamoru Hosoda
Elenco: Riisa Naka, Takuya Ishida, Mitsutaka Itakura

Sinopse:
Makoto, uma estudante do ensino médio, sofre um acidente de bicicleta e acaba ganhando o poder de viajar no tempo. Ela começa a ir e vir no tempo apenas para saciar suas vontades, até que acaba mudando o passado e isso provoca um acidente que vitima o seu amigo Kosuke. Quem salva Kosuke é seu outro amigo, Chiaki. Ele na verdade também é um viajante do tempo que veio do futuro, e o poder de Makoto na verdade é provocado por um dispositivo que Chiaki possui. Makoto percebe que está apaixonada por Chiaki, mas chega a hora que ele tem que retornar… para o futuro.

TORRE DE TÓQUIO (Tokyo Tawa, Okan to Boku to, tokidoki, Oton)

Drama
Shochiku / 2007 / colorido – legendado
Diretor: Joji Matsuoka
Elenco: Joe Odagiri, Kilin Kiki

Sinopse:
Aos 3 anos, minha mãe retornou à sua terra natal e sozinha me criou. Aos 15, fui estudar artes em um colégio fora de Fukuoka. Finalmente, ingressei na faculdade de artes em Tóquio, onde levava uma vida desregrada às custas do dinheiro enviado pela minha mãe. Certo dia, a notícia de que a minha mãe estava com câncer chega em minhas mãos. Resolvi então empenhar ao máximo no trabalho, para um dia chamá-la a morar comigo. Em fim este dia chega, e todos os meus colegas se apaixonavam pela figura cativante da minha mãe. Porém, bons momentos não duram para sempre e a minha mãe me deixa só. Então resolvo retornar à torre de Tóquio para
relembrar os momentos vividos juntos.

BALADA (Ballad, na mo naki koi no uta)

Romance épico
Toho / 2009 / colorido – legendado
Diretor: Takashi Yamazaki
Elenco: Tsuyoshi Kusanagi, Yui Aragaki, Yui Natsukawa, Michitaka Tsutsui, Akashi Takei

Sinopse:
Ano 2 da era Tensho (1574), período Sengoku. Em um pequeno feudo chamado Kasuga vivia o temido samurai Matabee Ijiri – o ogro, que tinha a missão de proteger a linda princesa Ren. Ambos foram criados juntos, e nutriam entre si uma paixão secreta nunca revelada. Paixão esta proibida devido à diferença de castas. Um dia, em um momento de distração durante a batalha, Matabee quase perde a vida, sendo salvo por um garoto, Shin-ichi Kawakami, que surge do nada.  Do inesperado encontro nasce uma amizade. Mas afinal, de onde veio Shin-ichi? Conseguirá Matabee unir-se a princesa Ren?

ESPOSA DE VILLON (Viyon no tsuma – outou to tampopo)

Drama
Toho / 2009 / colorido – legendado
Diretor: Kichitaro Negishi
Elenco: Takako Matsu, Tadanobu Asano, Shigeru Muroi, Masatou Ibu, Ryoko Hirosue

Sinpose:
Ootani, um talentoso romancista, leva a vida afundada em dívidas e bebidas. Apesar de casado com a bela e dedicada Sachi, ele mantém um relacionamento extraconjugal com a Akiko. Para ajudar a saldar as dívidas, Sachi começa a trabalhar em um bar, e com a sua simpatia logo conquista a freguesia. Ao vê-la sendo cortejado pelos fregueses, Ootani fica enciumado. Cada vez mais não conseguindo criar e desiludido com a vida, ele tenta o suicídio juntamente com a Akiko. Baseado no romance homônimo de Osamu Dazai, em comemoração aos 100 anos de seu nascimento. Vencedor do prêmio de melhor direção no 33º Festival de Filmes do Mundo de
Montreal.

QUARTETO! (Karutetto)

Drama
2011 / colorido – legendado
Diretor: Jun-ichi Mimura
Elenco: Mahiro Takasugi, Ayame Gouriki, Mayu Tsuruta, Shigeki Hosokawa, Misato Tanaka

Sinopse:
Kai Nagae, estudante ginasial da cidade de Urayasu (Chiba), possui um talento nato para o violino. A família de Kai, tendo o seu pai Naoki pianista, a sua mãe Hiromi violoncelista e a sua irmã mais velha Misaki flautista, é uma família musicista. Porém, os conflitos familiares não permitiam a ele se concentrar na música. Para manter a união da família, Kai toma uma decisão: formar um quarteto familiar. Começa então a luta de Kai para reunificar a família, mas também pelo seu futuro. Conseguirá Kai formar o quarteto?

Mostra de Cinema no Mês da Cultura Japonesa

De 15 a 21 de outubro, a partir das 15h45
Cinemateca de Curitiba
Rua Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Entrada Franca
Mais informações no Consulado Geral do Japão em Curitiba

[ad#ad-1]

Sobre o(a) autor(a)

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

1 comentário

Clique aqui para comentar

Minhas identidades secretas

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Botons Nhom - Presentes Memoráveis