Cultura Pop Japonesa

Você sabe o que são figures?

Você são o que são figures? Tadaima
As estatuetas de personagens de anime e manga são sonhos de consumo de vários fãs
Muitas vezes confundidas com brinquedos, as figures são estatuetas colecionáveis de personagens de ficção, sempre ricas em detalhes e um pouco mais caras
Você sabe o que são figures? Tadaima
As estatuetas de personagens de anime e manga são sonhos de consumo de vários fãs

[ad#ad-1]
Alguns de vocês devem ter notado que de uns tempos para cá apareceram vários “bonequinhos” de personagens de animê e mangá. Esses ítens, que antes eram bem mais raros e caros por aqui tornaram-se cada vez mais acessíveis em nosso país. Mas afinal, o que são figures?

Figures = Brinquedos de gente grande

Figures, ou figuras, são miniaturas colecionáveis de personagens de ficção. São baseados em jogos, filmes, animações, quadrinhos ou até mesmo em livros. Os bonequinhos às vezes são confundidos com brinquedos como Max Steel, mas há uma grande diferença: eles são limitados, ou seja, podem chegar a valer muito dinheiro! Em questão de um ou dois meses os valores de uma figure com o preço de lançamento de R$200,00 por exemplo, pode chegar a R$600,00, dependendo de sua tiragem. Tal fato acontece no mundo inteiro, independente do colecionável, mas vamos falar do Japão.

Na terra do sol nascente existe uma indústria do entretenimento que movimenta muito dinheiro. Acontecem eventos voltados ao público colecionador, como o Wonder Festival, no qual as empresas apresentam as novidades dos próximos meses. Muitas vezes são mostrados os bonecos que serão lançados meses depois – além de várias estatuetas limitadas e caras.
[ad#ad-2-middle]

A política do Pré-lançamento

Atualmente muitas lojas – independente do que vendem – fazem pré-lançamentos ou ainda, pré-vendas de ítens limitados. No Japão isso é bastante comum em todas as áreas. Normalmente os pré-lançamentos são anunciados três meses antes da data do lançamento e são passíveis a adiamentos sem aviso prévio. Em alguns casos não é necessário pagar pela reserva do produto, mas se você reservar produtos demais e desistir de dois ou três já tem a conta cancelada. Por isso, toda reserva é considerada um compromisso – afinal, tem muita gente atrás desses ítens limitados.

Existem algumas diferenças entre as figures japonesas que eu ressaltarei em outros posts.

Se você está interessado em adquirir ou apenas conhecer algumas figures, visite a loja virtual www.lojanhom.com.br.

Leia outros artigos sobre Cultura Pop.

[ad#ad-1]

Sobre o(a) autor(a)

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

3 comentários

Clique aqui para comentar

Minhas identidades secretas

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Botons Nhom - Presentes Memoráveis