Língua Japonesa

Curso de Shodo no Tomodachi

A arte do Shodo
A arte do Shodo

Hoje [dia 11 de maio] começa o curso de caligrafia clássica oriental no Centro Cultural Tomodachi. A aula será ministrada pela profa. Emi Chang das 19h às 21h – o custo do curso é de R$ 80 mensais. Mas interessados em só ir conhecer essa arte também são benvindos , não há pré-requisito.

O shodo é a transformação dos caracteres da milenar escrita oriental em expressão artística. Essa arte da caligrafia atravessou mais de 1,5 mil anos de história para sobreviver em pleno século 21 graças à prática de centenas de milhares de pessoas no Japão, na China e em outros países.
Tinta à base de carvão, pincel e papel branco: essas são as matérias-primas essenciais. Os iniciantes começam reproduzindo os caracteres e ideogramas, mas, com o tempo, criam um estilo próprio. Em níveis mais avançados, a individualidade do autor vem à tona pela forma dos traços e do conjunto, não se prendendo somente à caligrafia oficial.

Fonte: Nikkei Curitiba

Sobre o(a) autor(a)

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

Deixe um comentário

Clique aqui para comentar

Minhas identidades secretas

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Botons Nhom - Presentes Memoráveis