Decoração: Sudarê e Biombos Japoneses

Decoração: Sudarê e Biombos Japoneses
Biombos Japoneses

[ad#ad-1]


BIOMBOS

O biombo, chamado pelos japoneses de biobu, é feito de molduras de madeira, e sobre essas molduras são esticados papéis ou seda que, por sua vez, são pintados de forma decorativa. Originalmente, é uma mobília para se proteger do vento, para divisão da sala e, além disso, devido às suas pinturas e enfeites diversificados transformou-se em objeto de decoração da sala.

Na Antigüidade, ele era usado principalmente como divisória ou para cerimonial, entretanto, a partir da Idade Média até a Idade Moderna passou a ser utilizado como objeto de decoração e de contemplação. A partir da Era Edo (1600-1867), o biobu passou a ser usado também na classe popular.

[ad#ad-2-middle]

O biobu no Japão, de um modo geral, considera uma moldura com papel ou tecido colado como uma unidade. Assim, esse móvel pode ter de 2 a 10 unidades ligadas e feitas de forma dobrável.

Sudarê
Sudarê

SUDARÊ

Usado para dividir a sala ou para protegê-la do sol, o sudarê é uma espécie de esteira feita através do entrelaçamento de bambu ou cana alinhado com pequenos vãos. Também são utilizados shino (bambu pequeno), kaya (eulália), suge (junca), komo (palha de arroz), etc.

O sudarê era utilizado no Japão desde os tempos antigos. Deixa passar a claridade e o vento e, ao mesmo tempo, não permite que se veja a parte interna do cômodo. De manuseio fácil foi utilizado amplamente como um acessório para divisória de custo baixo.

Fonte: Fundação Japão

[ad#ad-1]

04 comments on “Decoração: Sudarê e Biombos Japoneses

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *