“Do Outro Lado”

Foto do bairro Kabukicho
Foto do bairro Kabukicho

Não é só de mangás que vivem as editoras japonesas: boa parte das publicações lançadas por lá são romances dos mais variados. No entanto, quase nada desse material chega ao Brasil – dentre os motivos estão a falta de bosn tradutores de japonês e o pouco interesse do público, ao menos até então. Eis que chega ao Brasil o romance da ex-garçonete Natsuo Kirino, intitulado “Do Outro Lado”.

O sangrento romance policial noir conta a história de quatro amigas que trabalham embalando Obentos (uma espécie de marmita japonesa) a fim de pagar as dívidas que possuem. Elas estão sempre cansadas e são maltradas por seus maridos e filhos, delineando assim uma imagem bastante diferente da que temos normalmente da mulher japonesa – sempre indefesa e “rainha do lar”. Depois que uma delas assassina o próprio marido, que era viciado em jogos e frequentador de bares de acompanhantes, as protagonistas se vêem em situações complicadas, marcando assim o mistério na obra.

Apesar do romance ter sido traduzido do inglês – ou seja, foi a tradução da tradução – ainda sim é uma obra que vale a pena ser lida. Além disso, os imigrantes brasileiros (dekasseguis) são citados na história, mas é como se eles “fizessem parte da paisagem”.

Leia a resenha completa do livro do site da Revista Bravo!

Clique aqui para comparar preços do livro!

[ad#post-ad]

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *