Etiqueta Japonesa

Ao tirar os sapatos sempre haverá um chinelo esperando por você!
Ao tirar os sapatos sempre haverá um chinelo esperando por você!

Muito se ouve falar sobre o que é certo ou errado no Japão. Dentre as especulações, uma coisa é certa: vários costumes e regras de etique são um tanto quanto curiosas para nós brasileiros. Foi pensando nisso que decidi postar por aqui algumas regras de etiqueta básicas, retiradas desse blog. Se você pretende visitar o Japão algum dia ou apenas tem curiosidade sobre o assunto, vale a pena dar uma olhada!

Em Público

1. Nunca demonstre carinho em público, pois é considerado completamente inapropriado, mesmo entre pessoas casadas.
2. Sempre sente com os dois pés no chão, NUNCA mostre a sola dos sapatos.
3. NÃO assoe o nariz em locais públicos.
4. NÃO olhe fixamente para as pessoas.

Encontros

1. É educado reverenciar (pender o corpo para frente, ato bastante comum no Japão) ao encontrar pessoas, demonstrando assim respeito. Logo depois vem o aperto de mãos, mas seja gentil, o aperto de mãos japonês é mais suave que o nosso.
2. Não fique ofendido quando alguém lhe perguntar algo pessoal, como por exemplo, quanto você recebe de salário. Para os japoneses essa é uma forma de demonstrar interesse por você.
3. Se alguém te oferecer um cartão de visitas, pegue-o com ambas as mãos, leia os dois lados e comente algo. Deixe o cartão visivel enquanto conversa com a pessoa e depois guarde-o com cuidado, não coloque-o simplesmente no bolso. Se tiver um cartão de visitas, entregue-o com as duas mãos também.
4. Sacuda a cabeça se alguém conversa com você, porque isso é sinal de que está prestando atenção.
5. Tire os sapatos antes de entrar na casa de alguém.
6. Evite dar tapinhas nas costas ou qualquer outro contanto pessoal. O aperto de mãos basta.

Comendo e Bebendo

1. Se você foi convidado para uma refeição, espere até o anfitrião chegar antes de alimentar-se. Se você, por sorte, é o anfitrião, espere até que toda comida seja servida e a chegada de todos os convidados para então começar a comer.
2. É falta de educação experimentar ao menos um pouquinho do que lhe foi oferecido.
3. Um copo vazio é sinal de que você quer beber mais, e um prato vazio, de que você quer comer mais. Deixe sempre um pouquinho de comida quando terminar a refeição.
4. Brindes são muito importantes no Japão. A palavra “乾杯” (kanpai) é muito usada nessas ocasiões, e pode ser traduzida como “boas energias, alegrias” – o equivalente a palavra inglesa “cheers”.

[ad#post-ad]

One comment on “Etiqueta Japonesa

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *