Notícias

Mosaicos de Arroz

Exposição de Mosaicos de Arroz na Biblioteca Pública de Curitiba
Exposição de Mosaicos de Arroz na Biblioteca Pública do Paraná

O arroz vira material de arte nas mãos dos artistas plásticos Yasuharu Ueda e Hieko Gotto. A exposição “Mosaico de Arroz” será aberta ao público, nesta sexta-feira (8), no hall da Biblioteca Pública do Paraná, e marca o Dia do Artista Plástico, comemorado nesta sexta. A abertura contará com a presença de Ueda. A mostra fica em cartaz até 28 de maio.

A técnica surgiu no Japão, no século passado, por conta da supersafra do cereal, inspirando ideias criativas para a utilização do excedente. Na mostra, serão apresentados 40 quadros, com temas de paisagens, flores e figuras de animais, feitos com arroz previamente pintado e colados grão a grão sobre a tela. Cada peça contém cerca de 15 mil grãos.

Dessas 40 obras, fazem parte uma série de 25 trabalhos que se propõem a construir uma narrativa da imigração japonesa, desde o embarque dos imigrantes. Ueda conta que o objetivo principal da mostra é, além do resgate da tradição, orientar descendentes de todas as culturas e raças a terem orgulho de sua origem.

Serviço: Exposição “Mosaicos de Arroz” dos artistas Yasuharu Ueda e Hieko Gotto. Biblioteca Pública do Paraná (Cândido Lopes, 133). O horário de funcionamento da biblioteca é das 8h30 às 20h de segunda a sexta-feira e das 8h30 às 13h nos sábados. A exposição segue até o dia 28 e a entrada é grátis.

Fonte: Nikkei Curitiba

[ad#post-ad]

Sobre o(a) autor(a)

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

2 comentários

Clique aqui para comentar

  • Sou de outro estado. Tenho imensa vontade de aprender a técnica do mosaico de arroz. Gostaria de saber se há algum material didático no mercado brasileiro ou mesmo alguma publicação em revistas.
    Gostaria de saber também se é possível entrar em contato com artistas plásticos que executam esse tipo de mosaico.
    Antecipadamente agradece qualquer informação.

Minhas identidades secretas

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Botons Nhom - Presentes Memoráveis