O Consulado Geral do Japão em Curitiba em parceria com a Fundação Japão e o Museu Paranaense apresentam a exposição itinerante TÓQUIO: ANTES/DEPOIS que terá início no dia 25 de junho de 2019, no Museu Paranaense, com entrada franca.

A exposição de aproximadamente 80 abras revela a cidade em dois períodos, dos anos de 1930 a 1940 e após 2010, sendo uma ótima opção para conhecer um pouco mais a cidade sede das Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2020.

Leia abaixo dois comentários escritos pelos curadores da exposição

Nos anos 1850 e 1860 os fotógrafos japoneses, que aprenderam a técnica de fotografia com os estrangeiros residentes na região de Yokohama, começaram a fotografar e registrar os aspectos da transformação de Edo para Tóquio. A partir de então, Tóquio tem sido o foco atraente para os fotógrafos. Com o passar do tempo, foram colecionando volumosos acervos fotográficos, captados dos mais variados ângulos. Ao rever as “fotografias de Tóquio”, espera-se mais uma vez lançar luz sobre Tóquio e revelar sua natureza como uma cidade de muitas faces. Esta exposição foi planejada com este intuito, dividindo em duas partes, apresentando os trabalhos dos fotógrafos que capturaram Tóquio nas décadas de 1930 e 1940, em contraste com os trabalhos da década de 2010 e posteriores.

(Texto do curador da exposição IIZAWA Kotaro, crítico de fotografia).

As décadas de 1930 e 1940, que antecederam à Segunda Grande Guerra Mundial, foram períodos em que a estrutura atual de Tóquio começava a tomar forma. Os fotógrafos usaram os avanços da técnica de expressão fotográfica e tentaram mostrar o choque entre o tradicional e o moderno, e extrair disso imagens vibrantes do espaço metropolitano. Por outro lado, desde a década de 2010, Tóquio vem enfrentando as circunstâncias sociais de fluidificação causadas após o Grande Terremoto do Leste do Japão. Ao mesmo tempo, a capital está passando por uma transformação significativa em direção aos Jogos Olímpicos de 2020. Os fotógrafos também tentam enfatizar suas perspectivas individuais, incorporando meios alternativos na constante mudança da expressão fotográfica trazida pelas técnicas de digitalização.

(Texto de Apresentação da Exposição pela Fundação Japão)

Exposição Itinerante TÓQUIO: ANTES/DEPOIS

Local: Museu Paranaense
Endereço: Rua Kellers, 289 – Alto São Francisco – Fone: (41) 3304.3300
Período: de 25 de junho a 21 de julho de 2019
Horário: das 09h às 18h – 3a à 6a feira
das 10h às 16h – sábados, domingos e feriados
Entrada Franca


Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *