Contêiner com o grafite do artista Titi Freak

Exposição de fotos e palestra mostram a reconstrução da costa japonesa

Contêiner com o grafite do artista Titi Freak
Contêiner, casa provisória de muitas pessoas após o tsunami, com o grafite do artista Titi Freak

[ad#ad-1]

Anteriormente mencionei a exibição do documentário Fukushima Hula Girls como sendo uma das ações promovidas pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba em março de 2012, um ano após o Grande Terremoto do Japão seguido por tsunami. Outros dois eventos acontecerão em conjunto: a palestra com o artista Titi Freak, responsável por levar um pouco de arte e alegria para a vida das pessoas que perderam tudo no tsunami; e uma exposição de fotos sobre a recuperação japonesa.

Palestra Titi Freak Arte, um caminho para a reconstrução

Titi Frek é um artista brasileiro que atualmente reside e trabalha no Japão, foi escolhido pela Fundação Japão para decorar e diferenciar as novas “casas” dos habitantes da região de Ishinomaki, bastante atingida pelo tsunami de 11 de março de 2011. Cada família recebeu uma espécie de contêiner, equipado com banheiro e cozinha, para morar até que a reconstrução de suas moradias esteja completa – processo que demorará cerca de 2 anos para terminar, segundo as autoridades. Como todas as caixas brancas eram iguais, muitas pessoas, principalmente as de mais idade, começaram a se confundir de casa, optando-se assim por uma individualização de cada contêiner.

A palestra de Titi Freak, intitulada Arte, um caminho para a reconstrução! pretende mostrar como o trabalho do artista melhorou a vida das pessoas das áreas atingidas. Além disso, será exibido um vídeo contando um pouco sobre a reconstrução na região. A palestra acontecerá dia 23 de março (sex) às 19h no Auditório do Museu Paranaense (capacidade para 100 lugares). A entrada é gratuita, mas é necessário de inscrever previamente através do e-mail cultura@cl.mofa.go.jp (enviar nome e telefone).

[ad#ad-2-middle]

Exposição de Fotos Obrigado Brasil

A exposição de fotos intitulada Obrigado Brasil! tem por objetivo apresentar os esforços nas obras de reconstrução e mostrar as belezas e os atrativos da região Leste do Japão. As imagens ficarão expostas no Museu Paranaense de 24 de março (sáb) até 31 de março (sáb) e estará aberta ao público no horário normal de funcionamento do museu – terças a sextas-feiras das 9h às 17h; sábados e domingos das 11h às 15h (nas segundas-feiras o Museu é fechado). A entrada é franca.

Mais informações podem ser encontrada no site do Consulado Geral do Japão em Curitiba, ou entrando em contato com o consulado através do telefone (41)3322-4919 ou pelo e-mail cultura@c1.mofa.go.jp.

Serviço

Palestra Arte, um caminho para a reconstrução
Dia 23 de março (sex), às 19h
Duração de aprox. 2h
Auditório do Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, São Francisco, Curitiba, PR
Entrada franca via inscrição prévia
Enviar nome e telefone para cultura@c1.mofa.go.jp

Exposição de Fotos Obrigado Brasil
De 24 a 31 de março
Das 9h às 17h (ter ~ sex)
Das 11h às 15h (sáb ~ dom)
Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, São Francisco, Curitiba, PR

[ad#ad-1]

03 comments on “Exposição de fotos e palestra mostram a reconstrução da costa japonesa

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *