Tadaima no Japão

Fukubukuro – As sacolas da sorte do ano novo japonês

Fukubukuro - as sacolas da sorte do ano novo japonês
No Japão o início do ano é época das grandes liquidações.Além dos saldões, existe um costume curioso de ano novo: as sacolas da sorte, chamadas fukubukuro

Fukubukuro - as sacolas da sorte do ano novo japonês
[ad#ad-1]

Assim como no Brasil, no Japão o início do ano é época das grandes liquidações. No entanto, além dos saldões normais, existe um costume curioso de ano novo: as sacolas da sorte, chamadas de fukubukuro.

A brincadeira funciona assim: as lojas colocam vários produtos dentro de sacolas fechadas e fixam um determinado preço para todas elas. Caso você tenha sorte, pegará os melhores produtos, caso contrário, pegará várias bugigangas que nunca vai precisar mas adorou receber.

Minha Fukubukuro

Como eu não fiz nada característico de ano novo japonês, decidi ao menos comprar uma sacola dessas para testar. Apesar da sacola que eu comprei não ser completamente surpresa – afinal ela é transparente e eu fiquei meia hora escolhendo qual eu ia levar -, é bem divertido ir descobrindo o que você “ganhou”. Pensando agora, é a mesma sensação de receber um presente, com a diferença que você pagou por ele.

Minha fukubukuro foi bem humilde, não se compara a algumas que eu vi pela internet, mas mesmo assim economizei bastante dinheiro nas minhas novas quinquilharias. Por 2000 yen (cerca de R$50,00) comprei um mouse, um fone de ouvido, um pen drive de 4GB, uma pasta em L com divisórias (do Pooh!), conjunto de marca textos, um porta retratos, alguns cadernos, conjunto de marcadores de página, um cheetos e um cup noodles.

Fukubukuro gaidai Tadaima

[ad#ad-2-middle]

Fukubukuro Famosas

Várias lojas japonesas fazem suas sacolas da sorte a fim de incentivar o comércio no início do ano. As mais famosas são a loja da Apple (que custa 30000 yen e os mais sortudos podem tirar um iPad), e as lojas de moda em Harajuku e em Shibuya.

O site Tokyo Fashion sempre registra a movimentação nos primeiros dias do ano nessas lojas – com filas enormes às 8h30 da manhã do dia 1º de janeiro, cheias de jovens muito bem vestidos e sedentos por sacolas de suas grifes favoritas. Confira o vídeo abaixo.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Bua6-riw9pY]

E você, quanto dinheiro investiria nas sacolas da sorte de ano novo? Já pensou se você tira a sorte grande? Bem, pelo menos é mais fácil que Mega Sena.

Leia outras histórias do Tadaima no Japão

[ad#ad-1]

Sobre o(a) autor(a)

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

Deixe um comentário

Clique aqui para comentar

Minhas identidades secretas

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Botons Nhom - Presentes Memoráveis