Literatura Japonesa

Um grito de amor do centro do mundo, de Kyoichi Katayama

Um grito de amor do centro do mundo, de Kyoichi Katayama

[ad#ad-1]

Um grito de amor do centro do mundo” é um livro do escritor japonês Kyoichi Katayama publicado no Brasil pela editora Objetiva sob o selo da Alfaguara. Após vender cerca de 3,5 milhões de exemplares no Japão, o best-seller japonês está nas livrarias brasileiras desde o início de 2011. O romance conta a história de Aki e Sakutarô, um casal que se conhece na escola e acaba sendo separado após uma fatalidade.

Logo na primeira página, no início da leitura, o leitor se depara com os fatos: o romance entre Aki e Sakutarô é interrompido pela morte da menina e Sakutarô está em algum lugar com os pais dela para espalhar suas cinzas. Sem saber muito bem o que fazer, o rapaz recorda seu relacionamento com Aki desde o primeiro encontro, da transformação da amizade entre dois colegas de classe para o amor.

Simples, objetivo e direto, tanto que chega a assustar. Mas afinal, os livros precisam todos ser grandes e intrigantes obras de arte? A medida que a história de “Um grito de amor do centro do mundo” se desenvolve, resta sempre a pergunta: de que maneira exatamente se dará a separação e como Sakutarô reagirá depois da morte de Aki?

[ad#ad-2-middle]

A leveza com que o romance foi escrito e sua riqueza em detalhes do inteior do Japão fazem a leitura do livro prazeirosa e delicada, mesmo que todos os elementos do enredo sejam bastante previsíveis. O leitor se envolve na trama sem querer, guiado pelos sentimentos de Saku-chan – chamado carinhosamente assim por Aki – e sua busca por respostas sobre o amor, a separação e a morte. Em outras palavras, é um romance demasiadamente humano, que nos fala de maneira simples sobre questões que muitas vezes queremos esquecer.

Um Grito de Amor do Centro do Mundo

de Kyoichi Katayama
Tradução: Lica Hashimoto
Ficção
ISBN: 9788579620423
Lançamento: 25/01/2011
Formato: 15 x 23
160 páginas
Preço: R$ 29,90

P.S.: O livro recebeu várias adaptações, entre elas o manga “Socrates in Love”, publicado no Brasil pela JBC, uma série para TV e um filme, ambos com o nome original do livro, “Sekai no Chuushin de, Ai wo Sakebu” 世界の中心で、愛をさけぶ. Segue abaixo os vídeos do filme e do dorama, respectivamente, mas tenha cuidado, pois pode conter spoilers.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=_7dmhmJyoC4]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=uRhQeT26xk4]

[ad#ad-1]

Sobre o(a) autor(a)

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

3 comentários

Clique aqui para comentar

Minhas identidades secretas

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Botons Nhom - Presentes Memoráveis