Hana Matsuri

Hana Matsuri 2009 dias 04 e 05 de abril na FIEP

A comemoração do nascimento de Buda desse ano acontecerá nos dias 04 e 05 de abril no FIEP, mesmo local no qual o evento foi realizado em 2006. A única diferença nesse ano é que será cobrado R$ 4,00 o ingresso por dia. Como será realizado num espaço coberto e terá atividades voltadas para jovens e adultos, o Hana Matsuri promete agradar todos os gostos.

Hana Matsuri

Hana Matsuri significa “festa das flores” e tal nome deve-se à história do nascimento de Buda. Conta-se que logo após nascer, Ele deu sete passos para cada uma das quatro direções (norte, sul, leste e oeste) e, apontando para o céu disse “Neste Universo, Eu vim para purificar as mentes confusas de todos os seres”. Enquanto caminhava, flores de lótus brotavam da terra tocada por seus pés.

Portanto, toda a decoração do evento é repleta de flores e demais detalhes ligados ao Budismo. Além disso, acontece o cortejo no qual vários monges e crianças caracterizadas percorrem o festival e trazem o Hanamido, um altar repleto de pequenas flores coloridas no qual está a imagemestátua de Buda ainda criança. Depois disso os visitantes podem ir ao Hanamido participar do Kanbutsue, que é o ato de dar o banho de chá doce (amacha) no pequeno Buda a fim de garantir paz e sorte para o resto do ano.

Assim como nos demais matsuris, o local é repleto de barraquinhas de artesanato e de pratos japoneses, além das atrações culturais divididas em dois espaços: o palco principal e o espaço para danças e artes marciais. As atividades de cultura tradicional e pop serão realizadas em ambos os espaços e o horários serão divulgados aqui no Tadaima na semana antes do evento e também no Caderno de Programação que será distribuído durante o Hana Matsuri.

Sobre o(a) autor(a)

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

10 comentários

Clique aqui para comentar

Minhas identidades secretas

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Botons Nhom - Presentes Memoráveis