Categorias
Hana Matsuri

Hana Matsuri 2012

O Hana Matsuri 2012 acontecerá dias 14 e 15 de abril na Praça do Japão. O evento é conhecido como Natal Budista e acontece desde 2005 em Curitiba

Hana Matsuri 2012 Tadaima

[ad#ad-1]

Procurando informações sobre as atrações do evento? Leia o artigo completo sobre Atrações do Hana Matsuri 2012.

Apesar de ser começo de ano, a procura por matsuri já está grande, então decidi soltar a notícia um pouco mais cedo. Tudo indica que o Hana Matsuri 2012 acontecerá dias 14 e 15 de abril na Praça do Japão, em Curitiba[bb]. O primeiro matsuri do ano não terá as mesmas proporções dos festivais japoneses do ano passado, afinal a Praça do Japão é um pouco pequena.

Veja o cartaz do evento e saiba como ajudar a divulgar!

Atualizado 02 de março de 2012

O Hana Matsuri está confirmado! Acontecerá com certeza na data e no local citados acima! Podem ir se preparando, em breve mais informações!

Hana Matsuri de Curitiba

O festival de cultura japonesa Hana Matsuri acontece desde 2005 em Curitiba e é conhecido como o Natal Budista. Hana Matsuri significa “festa das flores” nome dado por causa da história do nascimento de Buda[bb]. Conta-se que logo após nascer, o pequeno Buda deu sete passos para cada uma das quatro direções (norte, sul, leste e oeste) e, apontando para o céu disse “Neste Universo, Eu vim para purificar as mentes confusas de todos os seres”. Enquanto caminhava, flores de lótus brotavam da terra tocada por seus pés.
[ad#ad-2-middle]
Durante o evento acontece o cortejo, momento em que vários monges[bb] budistas e crianças caracterizadas percorrem o festival e trazem o Hanamido, um altar repleto de pequenas flores coloridas no qual está a estátua de Buda ainda criança. Depois disso os visitantes podem ir ao Hanamido participar do Kanbutsue, que é o ato de dar o banho de chá doce (amacha) no pequeno Buda a fim de garantir paz e sorte para o resto do ano.

Veja abaixo algumas fotos do cortejo que aconteceu no Hana Matsuri 2011

Leia mais sobre o Hana Matsuri

Se você ficou interessado pelos festivais japoneses[bb], leia a sobre a História dos Matsuris de Curitiba

[ad#ad-1]

Por Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

45 respostas em “Hana Matsuri 2012”

Sim, pode ir de cosplay sem problemas.

Sempre lembrando que o problema não é como a pessoa se veste, mas sim quando não se respeita o próximo. Se todos nos divertirmos respeitando o espaço dos visitantes e moradores o evento fica bem mais tranquilo, né?

Oii.. eu queria saber ,quais coisas terão para vender..no evento !! e quais comidas, será as mesmas coisas do ano passado ?

@Thais,

Olá, até o momento não tenho informações sobre exatamente quais estandes estarão presentes no evento, mas assim que eu souber de algo, aviso! 😉

@Gabriela,

Provavelmente o horário será das 11h às 20h, mais ou menos, podendo haver alguma variação entre os horários de sábado e domingo.

🙂

@Nathaly,

Olá, artesanato japonês certamente será possível encontrar, mas roupas já não tenho tanta certeza. Assim que tiver mais informações, aviso!

🙂

@Eugenio,

Sempre tem estandes com produtos de anime e manga no matsuris e no Hana Matsuri 2012 não será diferente.

🙂

CARA, SINCERAMENTE, ISSO NAO É UM “HANA MATSURI”. EM JAPONES, HANA SIGNIFICA FLOR, E SERIA SINONIMO PARA HARU (QUE É PRIMAVERA). O “HARU MATSURI” É O EVENTO PARA A ENTRADA DA PRIMAVERA. E COMO ESTAMOS PRESTES A ENTRADA DO OUTONO, PRESUMO EU QUE SEJA O “AKI MATSURI”. Ah ! Pois acabo de me tocar, o haru matsuri aqui no brasil está comemorando a primavera japonesa, pois lá é a primavera, e aqui outono. Mas é estranho comemorarmos duas vezes a primavera: uma brasileira, e outra japonesa.

@César,

Em japonês, como em qualquer outro idioma, flor e primavera não são sinônimos, apenas nos remetem a uma época específica do ano.

Sobre o Hana Matsuri, o festival comemora o nascimento de Buda e tanto seu nome quanto as cerimônias que acontecem durante o evento estão ligadas a lenda do nascimento de Buda.

Já o Haru Matsuri acontece, no Brasil, em setembro, no início da primavera.

http://kadampa.org/pt/reference/o-nascimento-de-buda

http://www.rkk.org.br/buda.html

Olá Mylle! Eu adoraria se você pudesse me indicar com quem eu posso falar pra ver a possibilidade de trabalhar no Matsuri (não em uma das lojinhas que são “privadas”, mas na praça de alimentação por exemplo, em que participam muitas pessoas e até famílias no preparo e atendimento). Obrigado!!

Bom diaa!!

Como será na Praça do japão, gostaria de saber se terá músicas como tem quando é no museu, se terá o matsuri dance, etc…?

Anciosa…*-*

Obrigadinha desde já!

@Eleonai,

Vai ter um momento de Matsuri Dance sim. Assim que eu receber, colocarei a programação completa no Tadaima, mas a princípio terá as mesmas atividades de sempre, além das cerimônias relacionadas ao Hana Matsuri. 🙂

Oiii !! eu gostaria de saber, se vai ter cd’s ou dvd’s de bandas coreanas –> (coreanas que eu digo é TVXQ,SUPER JUNIOR , SHINEE , GILRS GENERATION E OUTRAS…).. ou só japonesas mesmo ?? E as refeições ?? você já conseguiu saber quais são ?? Assim que souber .. não esqueça de me falar..=D…..Obg *-*

Vai ter pessoas fazendo cosplay? Vai ter lojas vendendo coisas relacionadas ao Japão? Loja de mangas, botons, roupas e etc… ?

Vai ser foda se tiver na proporção do matsuri do ano passado que teve lá na praça do Japão.
Só tinha barraquinha de yakisoba e pastel frio. ‘-‘
Tirando que não tinha absolutamente NADA pra comprar ._.
Final de semana jogado no lixo total. rs

@Izza,

Obrigada por responder ao comentário da pessoa que perguntou se poderia ajudar, afinal mais gente pode estar querendo ajudar, né? 🙂

@Rita,

Se você está se referindo ao Hana Matsuri, último matsuri que aconteceu na Praça do Japão, realmente foi pequeno, mas esse ano será um pouco maior como o primeiro Seto Matsuri (novembro/2010).

@Carlos,

Pessoas fazendo cosplay, provavelmente sim, como em todo matsuri.

Já sobre as lojas, também terá loja de botons, mangas, toucas, acessórios, etc etc.

@Thais,

Só terei detalhes dos estandes do Hana Matsuri 2012 mais no início de abril, gomen nee >_< Prometo fazer um post especialmente sobre o assunto 🙂

Como a @Rita perguntou :
Normalmente nunca Compareço no Hana Matsuri preferencialmente da minha parte eu prefiro o Haru, Como nunca compareci quando algum Matsuri foi na Praça do Japão queria saber se lá terá Bancas vendendo Comidas, vestuários, acessórios, Bottons e etc.
E queria saber se há algum problema ir de cosplay para tirar Fotos pois a Praça do Japão é um local muito Bonito *-*.
Muito obrigado :3…

@Johnny-sama

Todos os matsuris de Curitiba tem a mesma estrutura (estandes, atrações, praça de alimentação) a diferença mesmo é só no tamanho e no local. Como a Praça do Japão não é muito grande, não vai ter tudo que tinha no Haru que aconteceu no MON, mas com certeza terá lojas de produtos como botons, acessórios, e algumas roupas – além de, é claro, a comida.

Sobre cosplay, pode ir sim. Não importa como você vai vestido ao evento, o que importa é respeitar o próximo para que a festa seja tranquila.

[…] Para mais informações sobre o evento visite o Tadaima! Curitiba: http://tadaima.esy.es/hana-matsuri-2012/ […]

@Alexandre,

Pois é, não há nenhuma relação das lojas que participaram, você queria saber da área de comida ou artesanato?

Uma amiga me indicou a feira japonesa para que eu pudesse comprar um Futon. Hoje é dia 11 de junho, gostaria de saber a próxima data que terá a feira ou contato de alguém que venda futon. Obrigada. Rilma

@Rilma,

A próxima feira japonesa de Curitiba será o Imin Matsuri e acontecerá nos dias 30 e junho e 01 de julho no MON. No entanto, nem sempre é possível encontrar futons sendo vendidos na feira. Meu conselho é você esperar até o evento e, caso não encontre o que procura, ir até o bairro da Liberdade, em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *