Eventos Hana Matsuri

Hana Matsuri 2015

Hana Matsuri 2015
Hana Matsuri, o natal budista de Curitiba, já tem data definida. Anote na sua agenda e venha comemorar conosco o nascimento de Buda com ótimas energias!

Hana Matsuri 2015

Mal começamos o ano e já temos a data do Hana Matsuri 2015, o primeiro festival japonês de 2015 em Curitiba. O evento acontecerá dias 11 e 12 de abril, mas o local ainda não foi definido.

ATUALIZADO em 24/03/2014

O local do evento foi confirmado! O Hana Matsuri 2015 acontecerá no Parque de São José dos Pinhais, localizado na Av. Comendador Franco, s/n (antes de portal do São José dos Pinhais).

Confira o cartaz e o mapa para o evento e também a programação oficial

Confirme sua presença do evento e saiba qual ônibus pegar para chegar 

A Samurai projeto de HQ de Mylle Silva

Em 2014, o festival aconteceu no Parque do Centenário – Memorial da Imigração Japonesa (foto) e teve uma boa recepção do público. O Parque do Centenário foi criado em 2008, ano do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e foi inaugurado em 2012 pelo então prefeiro Luciano Ducci. O espaço foi criado exatamente para abrigar os matsuri.

Hana Matsuri de Curitiba

O festival de cultura japonesa Hana Matsuri acontece desde 2005 em Curitiba e é conhecido como o Natal Budista. Hana Matsuri significa “festa das flores” nome dado por causa da história do nascimento de Buda. Conta-se que logo após nascer, o pequeno Buda deu sete passos para cada uma das quatro direções (norte, sul, leste e oeste) e, apontando para o céu disse “Neste Universo, Eu vim para purificar as mentes confusas de todos os seres”. Enquanto caminhava, flores de lótus brotavam da terra tocada por seus pés.

Durante o evento acontece o cortejo, momento em que vários monges budistas e crianças caracterizadas percorrem o festival e trazem o Hanamido, um altar repleto de pequenas flores coloridas no qual está a estátua de Buda ainda criança. Depois disso os visitantes podem ir ao Hanamido participar do Kanbutsue, que é o ato de dar o banho de chá doce (amacha) no pequeno Buda a fim de garantir paz e sorte para o resto do ano.

Sobre o(a) autor(a)

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

29 comentários

Clique aqui para comentar

Minhas identidades secretas

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Botons Nhom - Presentes Memoráveis