Haru Matsuri

Haru Matsuri 2010 cancelado

Praça do Japão - cenário de muitos matsuris

A Associação Cultural Nippo-Brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba) anunciou oficialmente em seu site o cancelamento do Haru Matsuri 2010. O motivo a indisponibilidade do Pavilhão de Exposições do Parque Barigui, local pretendido. O evento, que incialmente aconteceria nos dias 18 e 19 de setembro, foi remanejado pela administração do local para o início de novembro. No entanto a administração do Pavilhão de Exposições teve que remanejar a data mais uma vez, agora para o início de dezembro e a presidência do Nikkei Curitiba optou pelo cancelamento do mesmo, alegando que a distância entre a data original e a nova data descaracterizaria o evento.

É realmente uma pena pensar que pela primeira vez em 20 anos o Haru Matsuri não acontecerá. Acredito que tal fato vá abrir precedentes para outros cancelamentos, o que também será uma perda irreparável para todos aqueles que residem em Curitiba e admiram a cultura japonesa. Talvez esteja mesmo na hora de pensarmos em novas formas de divulgação da cultura fora dos matsuris já consagrados. Só uma dica.

[ad#post-ad]

Sobre o(a) autor(a)

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

16 comentários

Clique aqui para comentar

  • Mais uma vez o grupo nikkei nós decepciona, eu fico abalado que o evento matsuri faz
    parte da minha infancia e adolecencia, e nos 2 ultimos anos so notei o enfraquecimento
    do evento(oque o mestre seto diria), eu lembro dos eventos lotados, da cidade inteira falando
    em ir.Não falo isso so por ser otaku e só gostar de anime, mas tambem porque não vejo mais
    a grande valorização do evento de cultura japonesa, mas, mais uma feirinha para ir no final de semana.

    obrigado milie(é assim que se escreve?)por nos manter informado!

    mas galera naum se preocupe até o acre tem evento!(se é que ele existe)

  • #OMG neem acreditoo nisso!! entreei hje pra veer quando que aconteceria
    e me desespereei quando vii qe foi CANCELADO !
    NOOSSA, eu nãao perco UM matsurii desde qe me entendoo por gentee !!!
    e agora, isso!

    Nossa cara, devíamoos pensar em outroos meios pra divulgaar a cultura !
    Nãao pode haver outros cancelamentoos!

    Japonêes é a minha viida *———————-*

  • Eu tava pesquisando , e me falam que a data ia ser em outubro e depois mudou para novembro daai falam que o presidente ia para dezembro , estou perdida , me confirma a data verdadeira , estou esperando a sua resposta 🙂

  • Eu moro em Curitiba a mais de 11 anos, sempre que eu pude participei dos MATSURI. fico muito triste tambem pelo cancenlamento . Eu sempre convidei os meus amigos para os matsuri, e acho que eles irão ficar muito tristes com esse fato. Entendo que cada associação tem suas individualidade. Sou de São Paulo da região de Mogi das Cruzes e Aruja. sera que não seria interessante fazer como as associações de lá. ter um KAIKAN onde alem de poder reliazar os MATSURI podendo fazer EVENTOS e outras atividades. E uma sugestão, entendendo que a parte financeira seria um obstaculo. Fico muito triste mesmo. espero que consigam um otimo lugar, estarei esperando junto com meus amigos uma noticia boa. agradeço pelo espaço consedido por voces neste site

  • voltei agora a pouco de Curitiba..lá um taxista me falou do haru matsuri. olhei no gogle o que realmente significa a festa..e me interessei muuuito. adoro a cultura japonesa e tudo o que diz respeito. aqui na minha cidade não existe japones..gostaria de saber futuramente a data da festa..

  • Ah, não acredito!!!

    Acabei de ler a notícia, que triste…. :/

    Pq. não fazem no MON?

    Ou pq. não fazem um Haru menor na praça do Japão mesmo, melhor um evento pequeno do que nada.
    :'(

  • Olha eu acho isso uma besteira, particularmente não gosto quando os Matsuris são realizados no Pavilhão do Parque Barigui, o espaço não fica bom, porque não mais realizar na praça do Japão, ou no Museu do Olho, em frente ao palácio das Araucárias, em Santa Felicidade, pô tem muito mais lugares em Curitiba onde podem ser realizados os Matsuris.
    Estou totalmente indignado e muito decepcionado pelo cancelamento do Matsuri, acredito que não somente eu mas todos aqueles que apreciam a cultura Japonesa, esperamos que não vire rotineiro os cancelamentos.

  • É uma pena mesmo o cancelamento.
    Tanto lugar disponivel e não fazem porque no Barigui não deu?
    Desculpa ai, mais parece desculpa esfarrapada

Minhas identidades secretas

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Botons Nhom - Presentes Memoráveis