Eventos Imin Matsuri

Imin Matsuri 2012

Imin Matsuri 2012 | Tadaima Curitiba
Navio Kasato Maru, que trouxe os primeiros japoneses ao porto de Santos em 18 de junho de 1908
Confira a data e o local do Imin Matsuri 2012, festival japonês em comemoração a imigração japonesa, que teve início em 18 de junho de 1908
Imin Matsuri 2012 | Tadaima Curitiba
Navio Kasato Maru, que trouxe os primeiros japoneses ao porto de Santos em 18 de junho de 1908

[ad#ad-1]

Seguindo o calendário de festivais japoneses de Curitiba, já é hora de anunciar o Imin Matsuri 2012! O evento acontecerá nos dias 30 de junho (sab) e 01 de julho (dom), no Museu Oscar Niemayer. A entrada, como de costume, será franca.

O festival já está confirmado e você pode ver aqui no Tadaima Curitiba a Programação Oficial e também algumas informações sobre a volta de atividades voltadas ao público jovem ao evento.

Imin Matsuri de Curitiba

Realizado desde 1991 em comemoração a imigração japonesa, o Imin Matsuri teve sua primeira edição realizada no Clube Nikkei, localizado no bairro Uberaba. Se a princípio o evento veio para substituir as tradicionais festas juninas promovidas pelos membros do clube para arrecadar dinheiro, hoje o matsuri é uma das maiores feiras gastronômicas da cidade de Curitiba e faz parte do calendário oficial de eventos da capital paranaense.

Em 2008, ano do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, o Imin Matsuri foi realizado no Pavilhão de Eventos do Parque Barigui, fazendo o local atingir sua lotação máxima devido a popularidade alcançada. Já em 2011, uma moça soube do Imin Matsuri através do Tadaima! Curitiba e pediu aos pais para vir ao evento como presente de aniversário. Nitara Schuartz nasceu em Curitiba mas atualmente reside em Alagoas.

Visite o artigo com a história completa dos Matsuri de Curitiba.

Com uma vasta praça de alimentação e inúmeras opções de artesanato, o Imin Matsuri é visitado por pessoas de várias idades e estilos, tornando o evento não apenas uma oportunidade de conhecer a cultura japonesa, mas também uma reunião popular de várias pessoas que admiram a cultura de alguma maneira – culinária, artesanato, música, danças, etc.

[ad#ad-2-middle]

Tornando o festival ainda melhor

Não me canso de lembrar, também, que é preciso ter alguns cuidados simples para o Imin Matsuri seja ainda melhor. Algumas pessoas exageram um pouco na dose e acabam estragando a diversão de outros. Vou parecer meio pedante, mas acredito que é sempre bom deixar algumas dicas sobre respeitar o próximo:

  • Jogar o lixo na lixeira;
  • Preservar o patrimônio público;
  • Não se incomodar tanto com os outros;
  • Saber seus próprios limites;
  • Respeitar o espaço do outro

Lembrando que o Imin Matsuri acontece em um espaço público e, sendo assim, é preciso se divertir sem estragar o dia de quem está próximo, não acha?

Serviço

22° Imin Matsuri de Curitiba

Data: 30 de junho (SAB) e 1° de julho (DOM)
Horário: Sábado das 11h às 22h e Domingo das 11 às 18h
Local: MON – Museu Oscar Niemeyer
(R. Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico)
Entrada Franca

[ad#ad-1]

Sobre o(a) autor(a)

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

21 comentários

Clique aqui para comentar

Minhas identidades secretas

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Botons Nhom - Presentes Memoráveis