Eventos Imin Matsuri

Imin Matsuri 2015 – data, local e cartaz do evento

Imin Matsuri 2015 - data, local e cartaz do evento

Gente, eu sei que estão todos em polvorosa querendo saber quando será o próximo matsuri e eu em silêncio aqui. Quero pedir desculpas, mas eu estava meio louca financiando minha primeira história em quadrinhos, chamada A Samurai! Em breve trarei novidades sobre o projeto, mas antes vamos ao que interessa.

O Imin Matsuri 2015 já está mais do que confirmado, então anote aí! O evento acontecerá dias 20 (sab) e 21 (dom) de junho a partir das 11h em ambos os dias, no ExpoRenault Barigui. E, como era de se esperar, houve um leve reajuste no valor dos ingressos: R$7,00 para um dia e R$10,00 o combo do final de semana – sendo que crianças até de 5 anos e adultos a partir de 65 anos não pagam.

Confirme sua presença no evento

2015 é um ano especial, pois além de celebrarmos a 25ª edição do IMIN MATSURI, celebramos também os 120 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão – assinado em 1895 com o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação.

Participe das oficinas ofertadas no evento

Imin Matsuri 2015

Serão dois dias de muita festa, com atrações culturais e artísticas, como apresentação de taiko, dança folclórica, tradicional e moderna, karaokê e demonstrações de artes marciais e motitsuki. A atividade no palco inicia com cerimônia de abertura às 14h, no sábado (dia 20), e segue com apresentações.

Uma novidade em 2015 será o Matsuri DELIVERY, os pratos da culinária do Matsuri poderão ser solicitados em sua casa através do telefone: (41) 3026-1111 (ligar apenas na data do evento)

Alguns dos pratos da culinária japonesa serão: yakisoba, karaague guioza, banana caramelada, teishoku, katsu udon, combinado, filadélfia, espetinho de camarão, entre outros.

Imin Matsuri 2015 - data, local e cartaz do evento

História do Imin Matsuri

Quando o navio Kasato Maru aportou em Santos, no dia 18 de junho de 1908, trazendo a primeira leva de imigrantes japoneses, o céu da Baixada Santista estava repleto de fogos de artifícios. Conta-se que os japoneses acharam que eram para recepcioná-los, mas eram fogos da quermesse de São João.

Passados quase nove décadas, em 1991, nascia o IMIN MATSURI, realizado pelo Nikkei Curitiba, agora sim, uma comemoração em homenagem à chegada dos imigrantes japoneses.
Em 1990,o então presidente do Nikkei, Rui Hara, queria uma inovação na festa junina, que era realizada anualmente pela entidade e solicitou à diretora Social Rosa Osaki. Esta procurou o então diretor cultural, o saudoso Claudio Seto, que idealizou o novo formato da festa, depois de várias pesquisas sobre a imigração realizadas com Rosa. Um ano após, este novo formato da festa foi colocado em prática.

Assim nasceu o 1º IMIN MATSURI, incorporando à festa junina do Nikkei, elementos da tradicional cultura japonesa como o bon odori. Foi realizada, também, a encenação da chegada dos imigrantes, com a montagem de uma réplica do navio Kasato Maru (feito de plástico preto e prato de papelão).

Ao longo dos anos, o IMIN MATSURI ficou cada vez maior e cativo pelo público e foi incorporando cada vez mais elementos da cultura japonesa até chegar ao formato atual, com a participação da comunidade nipo brasileira de Curitiba.

Sobre o(a) autor(a)

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

6 comentários

Clique aqui para comentar

Minhas identidades secretas

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Botons Nhom - Presentes Memoráveis