Imin Matsuri: Espaço Literário

Haruki Murakami, um dos escritores japoneses mais lidos na atualidade
Haruki Murakami, um dos escritores japoneses mais lidos na atualidade

Dentre as várias demonstrações artísticas japonesas uma das mais bem quistas é, sem dúvida, a literatura. O país é conhecido mundialmente por causa dos imagéticos e compactos haicais e, mais recentemente, através dos mangás. O que nem todos sabem é que no Japão, além de quadrinhos, os livros também são bastante lidos.

O primeiro romance literário da humanidade é japonês e chama-se “Genji Monogatari” (O Conto de Genji). A obra foi escrita pela autora Murasaki Shikibu no início do século XI. Outros romancistas consagrados como Yasunari Kawabata, Natsume Soseki e os contemporâneos Banana Yoshimoto e Hakuri Murakami, por exemplo.

Ao se tratar de autores nipo-brasileiros, nomes também não faltam: Teruko Oda, Nempuku Sato, Lucia Hiratsuka, Tereza Yamashita, Marilia Kubota e o trabalho de Claudio Seto na literatura.

Foi pensando em divulgar tais trabalhos que foi criado o Espaço Literário. Durante o Imin Matsuri os visitantes terão a sua disposição inúmeros livros para leitura no local, tanto de literatura quanto sobre as culturas japonesa e nipo-brasileira.

Será lançado para o público em geral o livro “Ryo Mizuno, o precursor da imigração japonesa no Brasil”, de autoria de Tereza Hatue de Resende. O livro publicado pelo Jornal Nippak, será vendido no estande.

Também serão expostos livros de autores brasileiros envolvidos com a cultura japonesa como Paulo Lemisnki, Valêncio Xavier e Helena Kolody.

[ad#post-ad]

One comment on “Imin Matsuri: Espaço Literário

  • Gump , Direct link to comment

    Nossa! Acheeei super legal isso!
    Só quem procura sabe a dificuldade de se encontrar literatura japonesa pra vender…o que mais tem é o Murakami mesmo (o que não deixa de ser ótimo mesmo assim XD )

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *