Tadaima no Japão

Konbini, as lojas de conveniência japonesas

Konbini, as lojas de conveniência japonesas Tadaima
Fachada da Seven Eleven, uma das mais famosas konbini no Japão
Não é horrível quando no meio da noite bate aquela fome, não tem nada para comer e nenhuma loja aberta? Tudo estaria resolvido se tivesse uma konbini perto
Konbini, as lojas de conveniência japonesas Tadaima
Fachada da Seven Eleven, uma das mais famosas konbini no Japão

[ad#ad-1]
Imagine que você está atrasado para o trabalho ou estudo, saiu sem tomar café e vai morrer de fome até a hora do almoço. A 50m da sua casa tem uma loja que te fornece tudo para o dia-a-dia, comidas práticas, fáceis de carregar, pães embalados um a um em pacotes individuais, garrafinhas de chás, sucos e refrigerantes dos mais variados, basta escolher, pagar e ir. Assim que funcionam as konbini, as lojas de conveniência japonesas.

Principais Konbini

A palavra konbini é uma adequação da palavra em inglês convenience, que significa conveniência. Abertas 24h por dia, para encontrá-las, basta andar um pouco pela região, tanto nas ruas principais quanto nas mais para dentro do bairro e com certeza alguma das 4 principais redes de conveniência aparecerá na sua frente. As mais fáceis de encontrar em Tóquio são Lawson, Seven Eleven, Family Mart e Mini Stop. Em qualquer uma delas é possível encontrar produtos e serviços dos mais variados, lembrando um pouco os mercadinhos de interior no quesito variedade.

Produtos e Serviços

Dentre os produtos, é possível comprar alimentos, bebidas (alcoólicas ou não), produtos de higiene e limpeza, frutas, verduras, maquiagem, camisetas, meia-calça, revistas, mangás, materiais de escritório, brinquedos e outras coisas para o dia-a-dia. Mas na verdade o que encanta mesmo são os serviços oferecidos.

Todas as konbini são equipadas com caixa eletrônico, copiadora e impressora de fotos e máquinas de compra de ingressos para os mais diversos eventos – shows, museus, esportes, passagens de trem ou ônibus especiais, etc. Algumas vezes é necessário fazer a reserva do ingresso pela internet, levar o código até a loja de conveniência, gerar o boleto de pagamento e pagar no caixa, sem complicação.

Falando em pagamento, é possível pagar todas as contas (água, luz, telefone, seguro saúde, etc) em qualquer loja de conveniência com grande praticidade.

Outros serviços oferecidos são o envio de encomendas através da transportadora Kuroneko (conhecida como Takyubin), impressão de arquivos e documentos, e compra de cartões de lojas virtuais, como HMV, Nintendo, Playstation, iTunes, etc.

Konbini, as lojas de conveniência japonesas Tadaima
Mapa simplificado de uma konbini

Encontrei dois vídeos que ilustram um pouco como são as konbini. O primeiro é uma sátira e o segundo é uma música de Vocaloid, mas que mostra um pouco o atendimento das lojas de conveniência.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ziX1oQRiA3w]

 

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=mr66XbJF9AI]

 

Continue lendo sobre a vida no Japão

[ad#ad-1]

Sobre o(a) autor(a)

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

8 comentários

Clique aqui para comentar

Minhas identidades secretas

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Botons Nhom - Presentes Memoráveis