Livraria Cerejeira – uma mistura de livros, cafés e cultura japonesa

Livraria Cerejeira – uma mistura de livros, cafés e cultura japonesa

Estava descendo a Rua Duque de Caxias quando me deparei com uma combinação, no mínimo, interessante: um estabelecimento com portas de correr ao estilo oriental, com papel shoji, e, atrás delas, era possível ouvir uma bela música do Chico Buarque tocando em alto e bom som. Desacelerei um pouco o passo – nesses momentos que sua mente precisa ir, mas seu corpo parece querer ficar – para olhar a simpática placa de madeira com a frase “livros e café”. Como se o golpe já não tivesse sido suficientemente baixo, o nome do lugar fecha com chave de ouro: Livraria Cerejeira.

Apesar da vontade, não podia entrar naquele momento, mas não sem antes me certificar da localização exata da minha nova descoberta e com um plano: entrar quando eu estivesse voltando. E foi exatamente o que fiz.

Acredito que existem pessoas com o talento especial de deixar ambientes aconchegantes. E não estou falando de decoradores renomados que adoram enfeites caros. Falo de pessoas comuns que parecem ter nascido para arrumar uma casa, um cantinho para relaxar, pensam nos detalhes não em busca da perfeição, mas pela harmonia do local, como se, despretensiosamente, nada estivesse fora do lugar.

Ao entrar na livraria, percebi que, como em uma casa, havia um cantinho para cada coisa. Livros, mesinhas, café, toca discos de vinil, até mesmo um espaço no segundo andar para tirar os sapatos e relaxar. Há plantas espalhadas por toda o lugar – algumas em gaiolas, que eu achei genial –, livros até o teto, quadros criativos e um tímido piano Essenfelder fechado. Sem falar, é claro, em toda a temática oriental que permeia e inspira o local. São luzes com chouchin, bandejas estampadas com sakura, pinturas na parede, as portas e o próprio nome.

Fico feliz em conhecer espaços assim, cujos donos estão dispostos a abrigar eventos culturais e de qualidade. Já na inauguração (da qual eu, infelizmente, nem fazia ideia) foi um belo evento cultural repleta de atividades, como contação de história, exibição de filmes e apresentação musical. Dentre as atividades já programadas, estão uma oficina de móbiles de origami e palestra sobre jornadas e trajetórias indígenas.

Outro fato interessante sobre o local é a venda de produtos e alimentos naturais, especialmente os voltados aos veganos. São produtos de higiene pessoal, salgados, biscoitos e demais itens para quem não gosta de usar nada de origem animal. Independente da sua opinião sobre o assunto, temos que concordar que esse lugar é só amor!

Depois de tudo isso, é hora de você ir conferir pessoalmente a mais nova livraria de rua da cidade. Muitas flores, cafés e livros!

Livraria Cerejeira

Rua Duque de Caxias, 119 (esq. Treze de Maio)
De terça à sábado das 10h às 19h
Domingo das 10h às 17h
Telefone (41) 3053-3245
E-mail livrariacerejeira@gmail.com

One comment on “Livraria Cerejeira – uma mistura de livros, cafés e cultura japonesa

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *