Tadaima no Japão

Se locomovendo no Japão com a ajuda do Google Maps

Se locomovendo no Japão com a ajuda do Google Maps Tadaima
Se você for do Japão até a China, não se esqueça de atravessar o Oceano Pacífico de Jet Ski!
Aprenda a suar o Google Maps a seu favor para se locomover no Japão, saber quais conexões serão necessárias e quanto dinheiro será gasto em cada uma delas
Se locomovendo no Japão com a ajuda do Google Maps Tadaima
Se você for do Japão até a China, não se esqueça de atravessar o Oceano Pacífico de Jet Ski!

[ad#ad-1]

A minha mente distraída e confusa por natureza nunca entendeu direito as explicações sobre como era calculado o valor que seria pago pelo transporte coletivo japonês, amplamente usado no país. Havia algo sobre um cálculo por percurso, no qual o valor ia aumentando a medida que o trem andava… Coisa de outro mundo mesmo. Nos meus sonhos eu imaginava um letreiro dentro de cada vagão, e o valor em vermelho, sempre aumentando e, apenas quando eu decidisse descer, o letreiro pararia e eu saberia o valor do meu transporte. E é sério, não estou brincando, eu realmente imaginava algo mais ou menos assim dentro dos trens no Japão.

Qual foi minha decepção ao perceber que o cálculo deveria ser feito antes, na hora de comprar a passagem! É preciso saber de antemão até onde se quer ir, comprar o bilhete com o valor correspondente e só então entrar na estação. Ah, mas isso me pareceu meio complexo, ainda mais eu que sou meio perdida, por que tenho que saber até onde quero ir? Foi assim que me viciei no Google Maps.

Caminhos Possíveis no Japão

Felizmente, se locomover de trem no Japão, principalmente Tokyo e arredores, é muito fácil. Sempre tem alguma estação perto de você – mesmo que o perto exija 15 ou 20 minutos de caminhada. Sendo assim, entrar no Google Maps, escrever o nome da estação mais próxima, clicar em “Como Chegar“, escrever o nome do lugar para o qual você quer ir e escolher a sua rota!

Mas a mágica não acaba por aí! Além de mostrar as melhores rotas disponíveis, o Google Maps fornece o valor exato do trajeto! Ao invés de tentar calcular através dos esquemas confusos das estações de trem, é muito mais fácil sair de casa já sabendo exatamente quais trens pegar e quanto irá custar.

Naturalmente se você tiver um celular com acesso à internet, as coisas ficam ainda mais fáceis, basta conferir o mapa novamente caso haja alguma dúvida. Porém, como eu optei por um celular pré-pago, desenvolvi o hábito de, sempre antes de sair, anotar todo o trajeto de ida e de volta e saber quanto vou gastar.

Cartões Recarregáveis

Como mencionei no meu primeiro artigo sobre a vida no Japão, existem cartões recarregáveis amplamente usados para o transporte público. Se por um lado os japoneses preferem carregar dinheiro ao invés de usar cartões de débito e crédito, os cartões recarregáveis são uma solução prática e economizam um tempo precioso todos os dias.

Seu funcionamento é simples: basta colocar o cartão numa máquina, escolher quanto se quer carregar no cartão, inserir o dinheiro e pronto, serviço feito. Guarde o cartão da sua carteira e a cada vez que quiser passar pelas catracas do terminal, passe a carteira no sensor que automaticamente será gravada a sua localização de partida. O débito será realizado apenas no final, na da saída da estação.

O triste é que andar de trem custa caro, é muito, mas muito fácil gastar R$25,00 só durante um transporte qualquer – o que para um transporte público é muito dinheiro, sem dúvida.

Leia outros artigos da série Tadaima no Japão.

[ad#ad-1]

Sobre o(a) autor(a)

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

1 comentário

Clique aqui para comentar

  • hehe,sabe eu sou meio doidinho aí,no google mapa tem um aplicativo que você pode ficar meio que andando pelos paises.Eu senti coloco no japão,e fico andando pelas ruas,tentando traduzir as palavras,mais os kanjis me matam porque eu sei muito pouoc.Resumo:Não consigo entender quaze nada 🙁

Minhas identidades secretas

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Botons Nhom - Presentes Memoráveis