Eventos

Mamemaki – Afugentando os Maus Espíritos

A chegada de uma nova estação é muito para os japoneses. O dia anterior a cada uma delas é chamado de Setsubun, no entanto o mais lembrado é o que antecede a primavera, anualmente comemorado no dia 03 de fevereiro. Nesse dia é realizada a cerimônia chamada Mamemaki, cujo objetivo é afugentar os maus espíritos para a chegada da nova estação.

Tudo começa quando o toshiotoko (homem da casa que possui o mesmo signo chinês do ano vigente) coloca uma máscara de Oni. Aí então as demais pessoas jogam grãos torrados de soja nele e dizem “Oni wa soto! Fuku wa uchi!”, que pode ser traduzido como “Demônios fora! Venha a felicidade!”.

O Oni é parte chave da cerimônia. O termo “oni” é aproximadamente equivalente ao termo “demônio” ou “ogro”, porque tais podem descrever uma variedade grande das entidades. Um oni é humanóide; eles geralmente são grandes, mas as vezes pequenos, e têm rostos de homens, macacos ou bestas e ocasionalmente até de pássaros. Freqüentemente possuem chifres, que variam desde pequenas protuberancias a chifres longos, pontudos e espiralados que formam arcos como em um antílope, ou lisos como os chifres de um dragão. Selvagens na natureza, raramente vestem muito mais do que um fundoshi.

Oni ni kanabō — um ogro com um porrete cravejado com pontas de ferro – é uma expressão do massacre. Mesmo que uma arma tão poderosa pareça desnecessária nas mãos de uma besta tão amedrontadora, de qualquer maneira esses onis são descritos frequentemente carregando estes instrumentos destrutivos.

O oni pode certamente ser encontrado torturando os pecadores no inferno, e ameaçam também seres humanos neste mundo, procurando nas montanhas e povoados de lugares distantes, e montando nas nuvens como os espíritos do vento e do trovão.

Sobre o(a) autor(a)

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

Deixe um comentário

Clique aqui para comentar

Minhas identidades secretas

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Botons Nhom - Presentes Memoráveis