Memai: Jornal de Letras e Artes Japonesas

memai_capa
Capa da Edição 00 do Jornal Memai

O Centro de Cultura Oriental Tomodachi lança, no próximo sábado, dia 29, às 19 horas, na I Bienal do Livro de Curitiba, na ExpoUnimed, uma aventura literária – o primeiro jornal de letras e artes japonesas – Memai. O jornal tem distribuição gratuita e periodicidade trimestral.

O jornal nasceu de conversas entre as jornalistas Marilia Kubota e Mylle Silva com Lina Saheki, diretora do Tomodachi. Memai significa vertigem e remete a um mergulho sem volta na cultura japonesa – uma experiência pela qual já passaram muitos artistas, de Van Gogh a Ezra Pound e Paulo Lemisnki.

Neste primeiro número, Memai traz uma entrevista com o escritor Wilson Bueno, mais conhecido como ficcionista, mas que tem em sua extensa bibliografia dois livros de tanka: O tanka é uma forma poética japonesa clássica, cujo uso foi anterior à difusão do haicai.

O jornal também traz um perfil de artista visual Claudio Seto, falecido em novembro do ano passado. Figurinha conhecida nas rodas de artistas e intelectuais da cidade, teve seu trabalho reconhecido nacionalmente como introdutor do mangá – a história em quadrinhos japonesa – no Brasil.

Nesta edição, ainda, um depoimento de Rodrigo Apolloni sobre suas experiências místicas e pop com a flauta de bambu japonesa – shakuhachi. Lina Saheki inaugura uma coluna explicando o significado da expressão budista  “Isshin Denshin”, tão cara aos japoneses. E Mylle Silva fala sobre um dos estúdios mais famosos do Japão, o Ghibli, de Hayao Myazaki, criador de animações que ganharam o mundo, como “A Viagem de Chihiro” e “O Castelo Animado”.

Blogue-se!

Junto com o jornal, a escritora Marília Kubota lança a antologia Blablablogue – Crônicas e Confissões,  organizada pelo escritor Nelson de Oliveira para a Terracota Editora. O livro  reúne textos de 21 blogueiros de todo o país. A seleção privilegiou blogues de escritores e poetas, entre eles os prestigiados Fabrício Carpinejar (cujo blogue é um dos maiores “hits” da internet) Marcelino Freire, Ademir Assunção, Ivana Arruda Leite e o poeta Claudio Daniel e  escritores em ascensão, como Andréa Del Fuego,  Marília Kubota e Gabriela Kimura. A antologia  foi lançada em São Paulo, em maio, num evento concorrido na Livraria Martins Fontes.

Lançamentos I Bienal do Livro de Curitiba

29/08 às 19 horas
Memai – Jornal de Letras e Artes Japonesas e Blablablogue – Crônicas e Confissões
Espaço de lançamentos na ExpoUnimed

[ad#post-ad]

03 comments on “Memai: Jornal de Letras e Artes Japonesas

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *