Notícias

MEXT 2018: Orientação para bolsas de estudo no Consulado de Curitiba

MEXT 2018: Orientação para bolsas de estudo no Consulado de Curitiba
Participe do processo seletivo para bolsas de estudo do MEXT e passe um período na terra do sol nascente! Você pode escolher entre os 4 programas ofertados, desde ensino técnico até pós-graduação. Se você tiver dúvidas, basta agendar um horário de orientação no Consulado Geral do Japão em Curitiba

Se você tem até 35 anos e sente vontade de estudar fora do Brasil, é hora de conhecer os programas de intercâmbio oferecidos pelo governo japonês a todos os brasileiros. As bolsas de estudo são divididas em 4 modalidades – Pós-graduação (pesquisa), Graduação, Técnico Superior e Curso Profissionalizante – e estão com inscrições abertas até dia 31 de maio de 2018.

Você pode conferir os detalhes de cada uma das modalidades no site do Consulado Geral do Japão em Curitiba – duração, valor da bolsa-auxílio, cronograma das inscrições, etc.

Além disso, o Consulado oferece horários de orientação aos futuros bolsistas que gostariam de tirar suas dúvidas. Nos plantões, os interessados poderão obter informações, tirar dúvidas, receber orientações e
conselhos. O atendimento será realizado pelo ex-bolsista Professor José Junji Ota, orientador de bolsas de estudo do Consulado.

As orientações acontecerão sempre das 14h às 17h por ordem de chegada, respeitando os dias disponíveis para agendamento:

  • Maio – dias 4, 11, 18 e 25 (sextas-feiras) e 30 (quarta-feira)
  • Junho – dias 8 e 15 (sextas-feiras)

Para agendar uma orientação, você deve entrar em contato com o Consulado através do telefone (41) 3322-4919 ou do e-mail cultura@c1.mofa.go.jp.

O Consulado Geral de Curitiba fica na rua Rua Marechal Deodoro, 630 – Centro Comercial Itália, 18o andar – sala 1804.

Sobre as Bolsas de Estudo

O MEXT (Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciências e Tecnologia do Japão) oferece anualmente bolsas de estudo para estudantes estrangeiros que tenham interesse em estudar no Japão. O processo seletivo consiste em entrevistas, provas escritas em inglês e japonês, além de um projeto de pesquisa (no caso da pós-graduação). Os bolsistas selecionados em 2018 viajarão para o Japão o início do ano letivo de 2019, que acontece em abril.

Sobre o(a) autor(a)

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

Deixe um comentário

Clique aqui para comentar

Minhas identidades secretas

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Botons Nhom - Presentes Memoráveis