MEXT abre inscrições para quem quer estudar no Japão em 2016

MEXT abre inscrições para quem quer estudar no Japão em 2016

MEXT abre inscrições para quem quer estudar no Japão em 2016

É sempre muito comum sentirmos vontade de conhecer o país de origem da cultura que tanto amamos (no caso, a japonesa). Por isso, não é difícil encontrar jovens que sonham em morar na terra do sol nascente e que fazem disso um objetivo de vida.

Se você se enquadra nesse perfil, tenho boas notícias: o MEXT (Ministério  da  Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão) está com inscrições abertas para bolsas de estudos nas modalidades Cultura e Língua Japonesa e Treinamento para Professores.

Confira abaixo as especificações de cada uma das modalidades e o calendário do processo seletivo.

Modalidades das bolsas do MEXT para estudar no Japão

Cultura e Língua Japonesa

Para estudantes dos cursos de Letras Japonês ou para quem tem aulas de cultura e/ou língua, literatura japonesa no currículo do ensino superior, que tenham entre 18 e 30 anos incompletos e que não estejam nem no primeiro e nem no último ano da graduação. Seleção mediante análise de documentação, realização de prova de japonês e entrevista. Oportunidade para estudar em universidades japonesas pelo período de um ano em cursos específicos.

MEXT abre inscrições para quem quer estudar no Japão em 2016

Treinamento para Professores

Para professores formados, atuantes no ensino fundamental e/ou médio, com 35 anos incompletos e com mais de cinco anos de experiência de docência. Válido para todas as matérias ensinadas entre o ensino fundamental e médio. Seleção mediante análise de documentação, realização de provas de japonês e inglês e entrevista. No Japão, após seis meses de estudo da língua ingressam em programas específicos de orientação educacional das universidades.

Calendário do Processo Seletivo 2016

25 de janeiro (segunda) – início das inscrições
04 de março (sexta) – término das inscrições
08 de março (terça) – prova escrita (somente aprovados na seleção de documentação)
09 de março (quarta) – entrevista (somente aprovados na prova escrita)
10 de março  (quinta) – divulgação dos aprovados na primeira fase
18 de março (sexta) – Prazo final para entrega de documentação complementar (aprovados primeira fase)
De julho a agosto – resultado final e relação de aprovados

Já está pronto para realizar o seu sonho? Então entre em contato com o Consulado Geral do Japão em Curitiba e inscreva-se no processo seletivo! Você também pode obter mais informações e tirar suas dúvidas através do email cultura@c1.mofa.go.jp, do telefone (41) 3322-4919 ou direto no site do Consulado.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *