Ama yakissoba? Então conheça o restaurante Niko Yaki!

Conheça Niko Yaki, o primeiro restaurante de yakissoba

No começo de outubro, eu e o Yoshi vivemos mais uma aventura nipo-gastronômica aqui em Curitiba: visitamos o restaurante Niko Yaki. O espaço, localizado no bairro Portão, bem pertinho da João Bettega, foi inaugurado recentemente e é especializado em servir yakissoba, o prato japonês mais popular aqui no Brasil. Nicolas Tsubouchi, chefe e idealizador do espaço, sempre sonhou em ter o próprio restaurante. E bem, onde há sonhos há motivos para lutar, não é?

Como o Niko Yaki está apenas começando, o restaurante atende a região com yakissoba para viagem – mas, por enquanto, os clientes precisam ir retirar seus pedidos pessoalmente.

Enquanto cozinhava, Nicolas nos contou que está trabalhando em seu molho há cerca de 5 anos. Dentre todas as suas idas e vindas, ao todo já morou 9 anos no Japão (distribuídos em três viagens), viveu em São Paulo e foi professor de nihongo (língua japonesa) durante 5 anos em Maringá.

Apesar de já ter cursado Matemática, Pedagogia e estar quase se formando em Mecatrônica, a paixão por cozinhar falou mais alto, libertando o sonho de investir no que mais ama fazer.

Conheça Niko Yaki, o primeiro restaurante de yakissoba

Eu não sei cozinhar, por isso valorizo muito as pessoas que cozinham para mim. Cozinhar é um ato de amor, que exige atenção e cuidado do cozinheiro. No entanto, por ser algo tão corriqueiro, acabamos não nos importando tanto em como o alimento chegue até nós – basta que chegue e que nos satisfaça.

Ao observar o Nicolas preparando o meu almoço, foi fácil perceber todo o cuidado que ele tem com os alimentos, com a dosagem dos ingredientes, o ponto de cozimento… Enfim, em todo o processo de preparo do Yakissoba.

Com todo esse carinho, o resultado só poderia ser um: delicioso! O tempero é tipicamente japonês, bem diferente dos yakissobas cheios de molho denso e com sabor duvidoso vendidos nos fast-food de comida chinesa encaixotada. Recebemos uma refeição repleta de sabor, recém-saída da chapa e com preço justo. Depois disso dá pra viver feliz o resto do dia, né?

 Niko Niko Yaki

Em japonês, a onomatopeia niko niko (ニコニコ) significa sorridente e está relacionada a momentos felizes. Nicolas contou que a escolha do nome tem dupla conotação: foi inspirada tanto na onomatopeia quanto eu seu apelido.

Ama yakissoba? Então conheça o restaurante Niko Yaki!

O que é Yakissoba?

É um prato de origem japonesa que, significa, literalmente, “macarrão de sobá frito”. O yakisoba tradicional é, geralmente, preparado grelhando numa chapa com repolho, cenoura, cebola e outras verduras. Depois de acrescentar o macarrão, tudo é bem misturado até que o macarrão frite um pouco. O macarrão do yakisoba tem que ser do tipo sobá ou sobá de Okinawa, sendo comum o uso de macarrão do tipo talharim e o do tipo lámen (conhecido popularmente como “miojo”), podendo ainda ser frito ou não.

Serviço

Niko Yaki – Yakissoba para viagem

De quinta a domingo, das 11h30 às 14h
Rua Professor Fábio de Souza, 2227
Pratos a partir de R$17,00
Mais informações (41) 3010-2917 ou (41) 9740-0170

Conheça Niko Yaki, o primeiro restaurante de yakissoba

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *