Palestrantes da Semana de Cultura Pop Japonesa

Conheça um pouco sobre alguns dos palestrantes da Semana de Cultura Pop Japonesa que será promovida pelo Centro Cultural Japonês Tomodachi entre os dias 17 e 24 de janeiro. Para conferir a programação completa das palestras clique aqui.

Ana Carolina Pereira

O interesse por mangá e anime começou em 2001, mesma época em que ingressei na Associação Danketsushou, onde tive contato com os primeiros artigos e temas de pesquisa na área. Após me retirar do grupo em 2004, continuei com o trabalho individual.

Em 2007 dei uma palestra na Semana Acadêmica de Design na UTFPR, falando sobre o papel do mangá na cadeia de consumo no Japão. Atualmente, desenvolvo o meu Trabalho de Conclusão do Curso de Artes Gráficas com o tema Tecnologias Digitais na Criação de Mangá.

Especificamente sobre fanzines, trabalhei como coordenadora do grupo de fanzine da Dankestushou em 2003, quando foi lançado o volume único Domingo. Além disso, participei da organização das exposições e bancas de fanzines dos eventos Animatsuri 2001 e 2003.

Em pesquisa, atualmente estudo o cenário atual de publicações independentes de Curitiba focado no mangá, esta ainda em desenvolvimento e que faz parte do projeto global do TCC.

Camilla Lunas
Formada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, a cultura pop japonesa foi o foco do seu livro reportagem Otaku – os fãs brasileiros da cultura pop japonesa, apresentado como seu trabalho de conclusão de curso em 2008. O trabalho traz um capítulo todo voltado para as fanfictions – histórias paralelas de obras já existentes, escritas por fãs.
Escritora de fanfictions desde 2002, tendo-as publicadas em um site específico desde 2005, foram os animês e mangás que a despertaram para o universo dos contos paralelos.

Elizete Kayo Kozuma Ishikawa

Bacharel em Estilismo em Moda – Universidade Estadual de Londrina (2004). Tema TCC: Busca de identidade e raízes culturais das Gyaru e Yamanba (tribos japonesas). Mestre em Ciências do Vestuário – Bunka Women’s University (2006). Tema da Monografia: A relação entre a moda dos Jovens de Harajuku e sua Identidade. Trabalha na área de criação e produção do segmento Praia da Marca LIZKAYO.

Mylle Silva

No ano de 2005 começou a promover, juntamente com alguns amigos, exibições de animê chamadas Neko² e em 2006 realizou o AnimeXD, evento com várias atrações para o público fã de Cultura Pop Japonesa. Já em 2007 começou a contribuir nos eventos promovidos pela comunidade Nikkei da cidade, além de graduar-se em jornalismo defendendo uma monografia sobre Cultura Pop Japonesa.

Em 2008 foi convidada a conhecer o Japão junto com um grupo de 24 jovens, oportunidade dada pelo MOFA. No mesmo ano tornou-se um dos membros fundadores do Centro Cultural Japonês Tomodachi (www.tomodachi.com.br), além de participar da organização dos eventos em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Atualmente possui um site denominado Tadaima! Curitiba, no qual escreve sobre informações e novidades sobre Cultura Japonesa na cidade onde mora.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *