Notícias

Parallel Nippon: Exposição sobre Arquitetura Japonesa

Arquitetura Japonesa 1996-2006

O Consulado Geral do Japão em Curitiba, a Fundação Japão e a Fundação Cultural de Curitiba promovem a Exposição: “PARALLEL NIPPON – Arquitetura Contemporânea Japonesa 1996-2006”, no período de 29 de maio a 20 de junho de 2010, no Memorial de Curitiba. A cerimônia de abertura será no dia 28 de maio, às 19h. Haverá apresentações de coral, canto (karaoke) e taiko (tambores japoneses). Serão expostas 124 obras entre fotografias, maquetes e origamis arquitetônicos.

A mostra é dividida em quatro ciclos distintos: Cidade – o centro e a periferia, Vida – do nascimento ao funeral, Cultura – o meio ambiente, a informação e as artes, e o da Moradia – adaptação ou afastamento.

A Exposição tem como objetivo fazer um registro fiel da produção arquitetônica do Japão num período de 10 anos, durante o qual gerou novas formas de valor, através de aperfeiçoamento do design adaptado à evolução das exigências dos tempos.

Reunindo um time dos melhores arquitetos como Shigueru Ban, Tadao Ando, escritório SANAA (dupla Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa) – vencedor do Pritzker Prize 2010, Jun Aoki, Yoshio Taniguchi, Toyo Ito, Tomoyuki Utsumi, e ainda os suíços Herzog & de Meuron, a mostra revela um período particular da sociedade japonesa: mudanças econômicas e na política pública, adotando o modelo urbano do século XXI, de cidades sustentadas, aproveitando os patrimônios construídos ao longo dos anos e rumando para novas direções em busca da criação de novos valores.

“Parallel Nippon”, trata-se de uma exposição itinerante organizada pela Fundação Japão que teve a cooperação do Instituto de Aquitetura do Japão.

A cidade de Porto Alegre abriu a exposição no Brasil, no dia 30 de abril de 2010. Após o período de permanência em Curitiba, a exposição seguirá pelas capitais Rio de Janeiro, João Pessoa, Brasília, Belém, Manaus e São Paulo.

Visitação:
Período: 29 de maio a 20 de junho de 2010
Horário: ter. a sex. : 9:00 – 12:00 e 13:00 – 18:00 / sáb. dom. e feriados: 9:00 – 15:00
Local: Memorial de Curitiba (Salão Paraná)
Tel.: (41) 3321- 3328 (Memorial)

Maiores Informações :
(41) 3322-4919 (Setor Cultural – Consulado do Japão)

[ad#post-ad]

Sobre o(a) autor(a)

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

Deixe um comentário

Clique aqui para comentar

Minhas identidades secretas

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Botons Nhom - Presentes Memoráveis