Cultura Pop Japonesa

Páscoa no Japão – um feriado que não caiu no gosto dos japoneses

Tokyo Disney Páscoa no Japão
A páscoa japonesa só acontece em Tokyo Disney
Você já se perguntou por que não há Páscoa no Japão? Saiba um pouco sobre os costumes dos japoneses e entenda porque a data não é tão famosa no país.
Tokyo Disney Páscoa no Japão
A páscoa japonesa só acontece em Tokyo Disney

[ad#ad-1]

Boa parte das histórias japonesas (filmes, novelas ou quadrinhos) retrata o cotidiano dos japoneses, fazendo com que o leitor conheça um pouco sobre a cultura e o dia-a-dia dos japoneses. No entanto, é muito raro aparecer qualquer tipo de referência a Páscoa, uma vez que o feriado não caiu no gosto das pessoas de lá. Mas afinal, por que não há Páscoa no Japão?

Antes de mais nada, é preciso lembrar que a questão da religiosidade no Japão é um pouco diferente do que no Brasil. Além de menos de 5% da população seguir alguma religião cristã, os japoneses possuem duas religiões oficiais, o budismo e o xintoísmo – e seguem as tradições de ambas ao longo da vida. Ou seja, as datas comemorativas que estão relacionadas a religião católica são essencialmente comerciais e não fazem parte do calendário de feriados nacionais.

Por que não há Páscoa no Japão?

Alguns estudiosos de marketing explicam que no Japão a data simplesmente não pegou porque os japoneses não tem esse costume de trocar presentes como os ocidentais. Isso porque para os japoneses o ato de presentear não está exatamente ligado a alguma data especial, mas sim a agradecimentos, visitas ou motivos mais corriqueiros. Em outras palavras, como os japoneses adoram dar presentes, não é necessário criar uma data para isso.

[ad#ad-2-middle]

Outro fator importante é que já existem duas datas em que as pessoas dão chocolates umas às outras. O Valentine’s Day, equivalente ao nosso dia dos namorados, acontece no dia 14 de fevereiro e no Japão as meninas dão chocolates aos meninos, tanto por agradecimento (orei) ou para demonstrar que está interessada nele. Já o White Day é a data em que os menino dão chocolates para as meninas, em retribuição ao presente recebido, exatamente um mês depois.

White Day no Japão
Homens procurando chocolates para presentear as mulheres no White Day

Pensando agora na época em que a Páscoa acontece, na cabeça dos japoneses não há motivo para inventar um novo feriado ou costume quando as cerejeiras estão em flor. As árvores de sakura ficam floridas apenas uma semana a cada ano, época na qual todos vão aos parques fazer o Hanami (admirar as flores, em tradução livre). Por ser um costume muito forte para os japoneses, juntá-lo com a troca de ovos de chocolate não parece, de fato, dar muito certo.

Assim, o único lugar em que a páscoa no Japão realmente acontece é em Tokyo Disney, com direito a personagens com orelhas de coelho e busca de ovos de chocolate.

[ad#ad-1]

Sobre o(a) autor(a)

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

2 comentários

Clique aqui para comentar

  • Muito maneiro essa informações e esse assunto de as meninas dar presentes para os meninos e vice-versa eu já tinha assistido em alguns animes.

  • gostei achei que era assim pois já estudei em inglês isso
    mais acho que os brasileiros frisam tanto isso que a gente ñ pensa que outras culturas nao possam ou nao queram fazer o mesmo
    em fim thau tenho que concluir uma pesquisa 😛

Minhas identidades secretas

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Botons Nhom - Presentes Memoráveis