Press Release: Curitiba Japonesa no Parque Barigui

Praça de Alimentação do Evento
Praça de Alimentação do Evento

No  próximo dia 19, ás 14 horas, abre o  Imin Matsuri 2009, 19o. Festival do Imigrante Japonês, no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui. O evento, uma das maiores celebrações gastronômicas e folclóricas da comunidade nipo-brasileira de Curitiba, se estende até o domingo, dia 21.

O Imin Matsuri é uma realização da  Comunidade Nipo-brasileira de Curitiba, com organização da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba.

A atração cultural mais esperada é o taiko (tambor japonês), tocado pelo grupo Wakaba, formado por crianças e adolescentes . Outra atração que enche os olhos é o ritual da Cerimônia do Chá, arte que exige um treinamento rigoroso e disciplina espiritual e conta com adeptos não descendentes de japoneses.

Mais atrações para o grande público são dança (Odori), Canto (karaokê) e Artes Marciais, além de apresentações da cultura jovem, com shows de bandas de música popular japonesa. Entre as novidades desta edição,  oficinas de artes, entre elas  de gravura japonesa (ukyo-ê), um café literário, exposição de artistas nipo-brasileiros e o Espaço Seto, com bonsai, mangás e pinturas.

O público pode saborear os pratos típicos, como sushi, sashimi, sukiyaki, yakisoba, tempura e outros, oferecidos nas mais de 50 barracas. Os visitantes também podem comprar artesanato :  origamis, bonsai,quimonos e lembrancinhas diversas.

Festa da Imigração

O Imin Matsuri é comemorado próximo ao dia 18 de junho, data da chegada do navio Kasato Maru ao porto de Santos, em 1908. O navio trouxe a primeira leva oficial de imigrantes japoneses ao Brasi (781 pessoas).

Apesar do início de vida difícil dos pioneiros, os japoneses fizeram questão de manter as tradições culturais. Vencida a etapa de adaptação ao novo país, procuraram se reunir em associações. Queriam divertir-se cantando músicas japonesas ou dançando , e claro, comendo e bebendo.

Pensando no espírito alegre dos imigrantes o jornalista Claudio Seto criou a idéia dos matsuri (festival) como hoje é visto. Seto morreu em novembro do ano passado mas deixou como patrimônio os três grandes matsuris que são realizados pela comunidade todos os anos.

Hoje a comunidade nipo-brasileira é de mais de 1,4 milhão de pessoas. No Paraná vive a segunda maior comunidade, com mais de 140 mil  descendentes .

SERVIÇO

19º. Imin Matsuri- Festival do Imigrante Japonês 2009 – Dias 19, 20 e 21 de junho – Pavilhão de Exposições do Parque Barigui – Das 14h às 22h (sexta-feira), das 11h às 22h (sábado) e das 11h às 21h (domingo). Ingressos a R$ 4.

[ad#post-ad]

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *