Eventos Literatura Japonesa

Projeto EntreMundos apresentará leituras de W. G. Sebald e Yasunari Kawabata

[ad#ad-1]
O Estado do Paraná – Em sua quinta edição, o projeto “EntreMundos – Mundo da Leitura, Leitura do Mundo” apresentará obras do autor alemão W. G. Sebald e do japonês Yasunari Kawabata. As palavras destes escritores do século 20 poderão ser ouvidas no dia 6 de julho, quarta-feira, a partir das 20h, na CAIXA Cultural.

Flávio Stein, responsável pela direção desta edição, comenta que a escolha de dois autores relativamente desconhecidos do grande público faz parte de um dos objetivos do projeto: apresentar escritores que, apesar de serem reconhecidos pela crítica especializada, são pouco difundidos pela grande mídia.

Na leitura, os textos serão acompanhados por intervenções sonoras do violoncelista Thomas Jucksch. As leituras serão feitas pelos atores Mauro Zanatta e Leandro Daniel Colombo. Depois de ouvir os textos, o público poderá acompanhar e participar de um debate mediado pelo professor da Universidade Federal do Paraná, Paulo Soethe. A conversa abordará assuntos relacionados aos autores, aos livros, aos leitores, à música e tudo mais que o evento abrange.
[ad#ad-2-middle]
De Yasunari Kawabata, serão lidos trechos do livro “Contos da Palma da Mão”, que faz jus ao título e apresenta textos curtos. Já de Sebald, foi escolhido apenas um longo conto do livro “Os Emigrantes”. Apesar de os autores tratarem de temas distintos, ambos acabam tendo como ponto em comum a delicadeza e a simplicidade para narrar eventos da vida e cotidiano.

Kawabata parte de eventos mínimos, transitando pela fronteira entre o real e o imaginário, mas sempre falando de sentimentos muito profundos. No caso do alemão, os detalhes pertencem apenas à história de uma personagem. Mas
como ele narra toda a sua vida, é possível viajar no tempo e no espaço – neste caso, estritamente real. Enquanto o primeiro apresenta fragmentos, o outro mostra uma vida inteira, mistura de memórias e de história”, conta Flávio Stein.

A obra de Sebald é composta também de imagens, proposta que faz parte de todos os seus romances, dando a sensação ao leitor de se confrontar com um relato-documentário. Vale lembrar que, apesar de terem vivido em locais tão diferentes, os dois autores passaram por grandes guerras ou herdaram o peso que suas sociedades viveram. Nesse sentido, Japão e Alemanha têm muito em comum e naturalmente essa visão aparece em suas maneiras de narrar, de contar as histórias.

Os autores

Winfried Georg Maximilian Sebald nasceu na Alemanha em 1944. Na época de sua morte, em 2001, era citado como um dos maiores escritores vivos, além de ser apontado como um futuro ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. Em seus
romances inovadores, tratou do trauma da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos, além de pensar o homem contemporâneo e sua condição perante um mundo destruído física e moralmente.
[ad#ad-2-middle]
Yasunari Kawabata foi o primeiro escritor japonês a ser laureado com um Nobel de Literatura, em 1968. Nascido em 1899, viveu uma história marcada pela solidão após perder, ainda criança, todos os parentes mais próximos. Como autor, foi um dos criadores do Shinkankakuha (neo-sensorialismo), movimento que propunha uma nova estética literária no Japão, a favor de uma escrita lírica e impressionista.

Serviço:
EntreMundos – Mundo da leitura, leitura do mundo – 5ª edição.
Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR
Data: 6 de julho, quarta-feira.
Hora: 20h.
Ingressos: um livro não-didático.
Bilheteria: (41) 2118-5111(de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h).
Livre para todos os públicos.
[ad#ad-1]

Sobre o(a) autor(a)

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

Deixe um comentário

Clique aqui para comentar

Minhas identidades secretas

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Botons Nhom - Presentes Memoráveis