Resenha: “Lendas do Japão” de Claudio Seto

No final do mês de junho foi lançado o livro “Lendas trazidas pelos imigrantes do Japão”, com textos e desenhos de Claudio Seto. A publicação reune 14 lendas contadas e ilustradas pelo artista, as quais já haviam sido veiculadas no jornal Nippo Brasil. O livro tem 128 páginas e custa R$ 27.

As lendas, como o próprio nome já diz, não foram inventadas por Claudio Seto, mas sim por ele recontadas e registradas. Mesmo assim, a medida que se lê o livro é possível identificar muito do autor como, por exemplo, no jeito dos personagens. Além disso é importante observar que, apesar de serem lendas japonesas, todas têm um toque do “jeitinho brasileiro”. Em algumas isso é quase imperceptível, mas há.

O texto “Tsuru no Onganeshi (A Gratidão da Garça) merece atenção especial, pois é uma
homenagem do autor à literatura de Cordel. É o único texto da coletânea escrito em versos e com ilustrações em preto e branco.

O livro é delicado, seja na diagramação ou na leitura. Seu único defeito é não ter sido revisado de maneira devida, deixando assim alguns erros de digitação escaparem. Se quiser conhecer algumas das lendas do autor visite o site do jornal Nippo Brasil. Mesmo assim recomendo que compre o livro, vale a pena.

One comment on “Resenha: “Lendas do Japão” de Claudio Seto

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *