Eventos Seto Matsuri

Seto Matsuri 2012 – A Banda Mais Bonita da Cidade e Wakaba Taiko

Saiba tudo sobre o Seto Matsuri 2012, que acontecerá nos dias 10 e 11 de novembro, das 11h às 21h, na Praça Nossa Senhora de Salete

Seto Matsuri 2012 - Cartaz do Evento

O último festival japonês de Curitiba de 2012 já tem data e local confirmados: o Seto Matsuri acontecerá nos dias 10 e 11 de novembro na Praça Nossa Sra. de Salete, localizada no Centro Cívico, em frente ao Palácio Iguaçu. Assim como os demais, o evento terá entrada franca, feira de artesanato e um palco com atrações culturais variadas. O Seto Matsuri faz parte da Virada Cultural de Curitiba, a maior manifestação cultural da cidade durante a qual vários artistas locais e nacionais se reúnem para oferecer gratuitamente shows, peças de teatro, mostras de cinema, etc.

Confirme sua presença no evento

No entanto, durante o Seto Matsuri, a organização pensou em diversificar as atrações culturais e chamou artistas locais para se apresentar durante o evento. O motivo é simples: Claudio Seto (1944 – 2008), multiartista homenageado durante o festival, não se restringia a cultura japonesa, mas acreditava que os matsuris eram um espaço para a divulgação da cultura como um todo. Por exemplo, em alguns festivais japoneses, Seto convidava outros grupos folclóricos para se apresentar, como os alemães.

A Banda Mais Bonita da Cidade + Wakaba Taiko

Além das atrações já consagradas dos matsuris, como show de karaokê, artes marciais, dança e taiko, teremos, pela primeira vez, uma mistura cultural interessante em nossa cidade: bandas locais em conjunto com grupos de música japonesa. É com muita alegria que anuncio que A Banda Mais Bonita da Cidade realizará um show inédito e único com o grupo Wakaba Taiko no dia 11 de novembro (dom), às 17h30. A apresentação acontecerá no palco principal do Seto Matsuri e será aberta ao público.

A Banda Mais Bonita da Cidade com integrantes do Wakaba Taiko, de Curitiba

Não vou esconder a minha felicidade por esse show estar dando certo, porque eu fui responsável por jogar a ideia e juntar as partes. Espero que todo o público dos matsuris aprecie a iniciativa de diversificar as atrações do evento e, principalmente, de dar continuidade às ideias que Claudio Seto sempre defendeu.

Além do show d’A Banda, o Seto Matsuri contará com o show do Trio Bratucada no dia 10 de novembro (sábado), apresentação de um quarteto de Jazz no domingo e uma mostra de curtas locais e nacionais. Logo mais trarei mais novidades sobre o evento aqui no Tadaima Curitiba.

Seto Matsuri 2012

Dias 10 e 11 de novembro
Das 11h às 21h
Praça Nossa Senhora de Salete s/n° – Centro Cívico
(em frente ao Palácio Iguaçu)
Entrada franca

Sobre o(a) autor(a)

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

41 comentários

Clique aqui para comentar

  • GOSTO DE IR ,MAS AGORA ESTÁ INDO MUITOS JOVENS BAGUNCEIROS COMO FOI NO MON SERIA BOM SE FOSSE EM LUGAR FECHADO.

  • @Leonardo,

    Se você tivesse lido o texto inteiro com atenção, entenderia qual a proposta de trazer A Banda Mais Bonita da Cidade para o festival. Como com certeza mais pessoas perguntarão a mesma coisa, deixarei clara a resposta com uma passagem do texto:

    “No entanto, durante o Seto Matsuri, a organização pensou em diversificar as atrações culturais e chamou artistas locais para se apresentar durante o evento. O motivo é simples: Claudio Seto (1944 – 2008), multiartista homenageado durante o festival, não se restringia a cultura japonesa, mas acreditava que os matsuris eram um espaço para a divulgação da cultura como um todo. Por exemplo, em alguns festivais japoneses, Seto convidava outros grupos folclóricos para se apresentar, como os alemães.”

    Sendo assim, juntar artistas locais com atrações de cultura japonesa nada mais é do que continuar o legado que Seto nos deixou.

  • obrigado pelo eslarecimento, nao avia entendido esta parte do texto, porem a mudança do local ainda é intrigante, pq foi apenas mudado de algumas quadras , porem gostaria de saber se há algum motivo pela parada de eventos no barigui ( q mesmo sendo pago havia quase uma super lotação do local) e assim sendo mais seletivo a entrada, evitanto TANTOS transtornos

  • @Leonardo,

    Da metade do ano passado até mais ou menos metade desse ano o Pavilhão de Exposições do Parque Barigui foi reformado e, depois de sua reabertura, o valor de locação do espaço ficou muito elevado e inviabilizou a realização dos festivais por lá.

    Você tem razão em dizer que os matsuris tem alguns problemas com o local aberto, mas como o Seto Matsuri acontecerá dentro da Virada Cultural de Curitiba, ele não pode ser fechado e muito menos com entrada cobrada. O local foi mudado (mesmo que algumas quadras) por dois motivos:

    1. Para mostrar que o evento será diferente dos matsuris anteriores
    2. Porque acontecerão outras atividades da Virada Cultural no MON nos dia 10 e 11 de novembro.

    🙂

  • @Maria Beatriz,

    Com certeza! Como eu disse no post, além das atividades que acontecem sempre, teremos atrações culturais mais variadas, como o show d’A Banda Mais Bonita da Cidade. 🙂

  • algum grupo de matsuri dance já foi confirmado? perdão pela insistencia, mas tenho um grupo que vai em eventos principalmente pra aprender novas coreografias e seria interessante saber sobre apresentações que envolvem dança, inclusive do tradicional bon odori

  • @Maria Beatriz,

    Bem, quem está cuidando diretamente do assunto é a Keiko, que cuidou das atrações jovens nos últimos dois matsuris. Assim que tivermos a programação completa eu posto no Tadaima 🙂

  • Olá Mylle, só pra avisar o pessoal que teremos oficina de bonsai com professores da Associação Paranaense de Bonsai no local, se quiserem levar seus bonsai para serem estilizados com as dicas e ajudas, ficaremos a disposição.

  • Mylle, eu gostaria de saber a programação do Seto Matsuri, pois moro em SP e preciso me programar para ir ao evento. Grata

  • @Kinue,

    Infelizmente não temos a programação completa e fechada ainda, mas já posso te adiantar que a cerimônia religiosa e a soltura dos balões acontecerá no domingo no início da tarde. 🙂

  • Gosto muito de todas as Matsuris, mas gostaria de saber se a Seto Matsuri terá Cosplays e produtos relacionados à Animes para comprar.

  • Bem e.e’ dúvida… o evento ficará bem próximo do MON certo? Então é só eu ir até o MON e ver um exército de Otakus Otomes e Japas pra eu me localizar e.e’?

  • @AkizukiKun,

    Sim, bem pertinho do MON, hoje mesmo fiz o caminho, dá uns 10min de caminhada no máximo. É só sair do MON e ir descendo em direção ao Mueller. Assim que passar a rotatória, olhe para a direita e já verá a tenda montada do Seto Matsuri 🙂

  • Arigato Gozaimashite \õ/ eu irei de Colegial Japones Zumbi e.e’ vou levar 8 pessoas comigo u-u e meu time em caso de Apocalipse Zumbi estará montado ‘-‘… para ir dançar Bon Odori!!! ô.Ô

  • oooooooooooooooooooooooi , queria saber se grupos de danças orientais poderão também se apresentar no palco do evento ?

  • Oi >.> <..> eu de novo, Akizuki-Kun… é… queria saber se vai rolar AnimeKê e se houver, a incrição pode ser feita na hora como no Shinobi Spirit.?

Minhas identidades secretas

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Botons Nhom - Presentes Memoráveis