Categorias
Notícias

Tokyo Jihen anuncia separação após últimos shows em fevereiro

Tokyo Jihen, banda liderada por Shiina Ringo, acaba de anunciar que realizará seus últimos shows em fevereiro de 2012.

Tokyo Jihen fará o último show em fevereiro [ad#ad-1]

Tokyo Jihen, banda liderada por Shiina Ringo, acaba de anunciar que desbandará após seus últimos shows em fevereiro de 2012. A banda mistura jazz, soul, pop, rock e até bossa nova, tem uma legião de fãs fiéis (me inclua aqui) e é famosa por suas performances em shows e pelo visual elegante e descolado de todos os integrantes.

O último show, denominado Domestique Bon Voyage, acontecerá nas cidades de Yokohama, Osaka e Tóquio no mês de fevereiro. O último show será no Nippon Budoukan, dia 29.

O site oficial da banda traz mensagens de todos os membros sobre o fim da banda (em japonês), mas são basicamente agradecimentos de cada um dos membros. Em seu comentário, Shiina Ringo fala que “se nós morrermos, coloque um pouco de energia, ressuscite-nos com o seu equipamento eletrônico de playback“. Leia todas as mensagens aqui (em japonês).

Tokyo Jihen

A banda foi formada em 2004 por Shiina Ringo, que na época tinha uma carreira solo promissora e sentiu a necessidade de ter músicos fixos para tocar suas músicas. Dois membros foram substituídos da primeira para a segunda formação. Atualmente a banda é composta por Shiina Ringo (vocal), Seiji Kameda (baixo), Toshiki Hata (bateria), Ukigumu (guitarra) e Ichiyo Izawa (teclados). Na primeira formação, de 2004 e 2005, Mikio Hirama era o guitarrista e HZM (Masayuki Hiizumi) o tecladista.
[ad#ad-2-middle]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=z7Gw6Qd-PqM]

 

Quanto a mim, fui no show deles no dia 06 de dezembro, da turnê Discovery (estava até planejando escrever sobre o assunto!) e acabo de perceber que fui a um dos últimos shows da minha banda favorita. Se você é fã da Shiina Ringo tanto quanto eu, deve estar se perguntando o que ela vai aprontar depois…

P.S.: O clipe de “Konya wa Kara Sawagi“, uma das músicas inéditas no mini-álbum “Color Bars” é simplesmente ótimo. Tão bom que dá um aperto no coração de ver…

[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=1iHdAP7chME]

[ad#ad-1]

Por Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

9 respostas em “Tokyo Jihen anuncia separação após últimos shows em fevereiro”

A banda realmente não é muito conhecida fora do Japão, mas tem fãs bem fanáticos pelo mundo inteiro, tipo eu que sonhava em ir a um show deles… Mas sempre rola aquele choque quando você sabe que algo que você gosta muito e que acompanhou durante anos simplesmente vai se acabar, é bem triste.

Eu sou um desses fãs fanáticos. Hoje eu até sonhei com a Shiina Ringo (juro rs). O que eu tava sabendo é dos últimos lançamentos anunciados (o EP color bars, o CD com lives, o DVD da tour Discovery), mas até o momento eu não sabia que o término da banda estava anunciado. Poxa vida. =( Não vou poder realizar o sonho de um show ao vivo, vou ter que me contentar com os DVDs. Já pretendia comprar o da tour Discovery, vou ver se compro os CDs também. Eles merecem e eu também rs! E espero do fundo do coração que a Shiina Ringo continue com sua carreira solo. Senão meu mundo acaba! =(

Olha, apareceu uma fã de Tokyo Jihen! Que emoção!

Enfim, eu nem mencionei os lançamentos da banda porque fiquei muito triste com a notícia. Pense que recebi um email falando que eles anunciaram o fim da carreira, só que, como não consegui ler todos os kanjis, fui entender horas depois, com ajuda de um tradutor do Chrome.

Eu fui ao Discovery, o penúltimo dia de show, foi maravilhoso! Quero comprar o DVD também pra guardar de lembrança. Vou tentar ir no último show deles, vamos ver se eu consigo! Aiaiai, só de pensar dá uma ansiedade até!

Olha, eu acho que a Shiina Ringo não vai se aposentar como umas pessoas estão dizendo, mas sei lá né, esses artistas japoneses são meio estranhos…

Hahaahha, então! Não só o Ukigumo, mas o HZM, o primeiro tecladista de Tokyo Jihen voltou a tocar com ela. Eu amo a Shiina Ringo, poderia ficar falando a vida inteira sobre ela, hahaha. Dentro do mercado fonográfico japonês, em que todos os artistas parecem prezar por um padrão, ela segue na contramão e faz o que bem entende, passeia do jazz ao rock com direito a dancinhas e pedais de voz que lembram as músicas da Hatsune Miku. A Shiina Ringo é uma diva total que faz músicas incríveis e sabe se impor. <3

Noa você me respondeu ^^
A Ringo é realmente fantástica, seria bom para a música nacional se os artistas brasileiros tivessem artistas contemporâneos iguais a ela como referência. A propósito… Você entende o significado daquela música “Kokoro” do album “shinya waku”? Eu venho procurando a tradução em inglês pela net mas nunca encontro, é uma das minhas músicas favoritas deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *