Tokyo Jihen fará o último show em fevereiro [ad#ad-1]

Tokyo Jihen, banda liderada por Shiina Ringo, acaba de anunciar que desbandará após seus últimos shows em fevereiro de 2012. A banda mistura jazz, soul, pop, rock e até bossa nova, tem uma legião de fãs fiéis (me inclua aqui) e é famosa por suas performances em shows e pelo visual elegante e descolado de todos os integrantes.

O último show, denominado Domestique Bon Voyage, acontecerá nas cidades de Yokohama, Osaka e Tóquio no mês de fevereiro. O último show será no Nippon Budoukan, dia 29.

O site oficial da banda traz mensagens de todos os membros sobre o fim da banda (em japonês), mas são basicamente agradecimentos de cada um dos membros. Em seu comentário, Shiina Ringo fala que “se nós morrermos, coloque um pouco de energia, ressuscite-nos com o seu equipamento eletrônico de playback“. Leia todas as mensagens aqui (em japonês).

Tokyo Jihen

A banda foi formada em 2004 por Shiina Ringo, que na época tinha uma carreira solo promissora e sentiu a necessidade de ter músicos fixos para tocar suas músicas. Dois membros foram substituídos da primeira para a segunda formação. Atualmente a banda é composta por Shiina Ringo (vocal), Seiji Kameda (baixo), Toshiki Hata (bateria), Ukigumu (guitarra) e Ichiyo Izawa (teclados). Na primeira formação, de 2004 e 2005, Mikio Hirama era o guitarrista e HZM (Masayuki Hiizumi) o tecladista.
[ad#ad-2-middle]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=z7Gw6Qd-PqM]

 

Quanto a mim, fui no show deles no dia 06 de dezembro, da turnê Discovery (estava até planejando escrever sobre o assunto!) e acabo de perceber que fui a um dos últimos shows da minha banda favorita. Se você é fã da Shiina Ringo tanto quanto eu, deve estar se perguntando o que ela vai aprontar depois…

P.S.: O clipe de “Konya wa Kara Sawagi“, uma das músicas inéditas no mini-álbum “Color Bars” é simplesmente ótimo. Tão bom que dá um aperto no coração de ver…

[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=1iHdAP7chME]

[ad#ad-1]

Categorias: Notícias

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

9 comentários

Humberto Bruzetti · 11 de janeiro de 2012 às 21:58

Não conhecia essa banda, assim como tantas outras japonesas.

Pena que vai terminar.
Vou atras das musicas e mais info sobre a banda.

Mylle Silva · 11 de janeiro de 2012 às 22:02

A banda realmente não é muito conhecida fora do Japão, mas tem fãs bem fanáticos pelo mundo inteiro, tipo eu que sonhava em ir a um show deles… Mas sempre rola aquele choque quando você sabe que algo que você gosta muito e que acompanhou durante anos simplesmente vai se acabar, é bem triste.

Luciene · 13 de janeiro de 2012 às 20:36

Eu sou um desses fãs fanáticos. Hoje eu até sonhei com a Shiina Ringo (juro rs). O que eu tava sabendo é dos últimos lançamentos anunciados (o EP color bars, o CD com lives, o DVD da tour Discovery), mas até o momento eu não sabia que o término da banda estava anunciado. Poxa vida. =( Não vou poder realizar o sonho de um show ao vivo, vou ter que me contentar com os DVDs. Já pretendia comprar o da tour Discovery, vou ver se compro os CDs também. Eles merecem e eu também rs! E espero do fundo do coração que a Shiina Ringo continue com sua carreira solo. Senão meu mundo acaba! =(

Mylle Silva · 14 de janeiro de 2012 às 0:06

Olha, apareceu uma fã de Tokyo Jihen! Que emoção!

Enfim, eu nem mencionei os lançamentos da banda porque fiquei muito triste com a notícia. Pense que recebi um email falando que eles anunciaram o fim da carreira, só que, como não consegui ler todos os kanjis, fui entender horas depois, com ajuda de um tradutor do Chrome.

Eu fui ao Discovery, o penúltimo dia de show, foi maravilhoso! Quero comprar o DVD também pra guardar de lembrança. Vou tentar ir no último show deles, vamos ver se eu consigo! Aiaiai, só de pensar dá uma ansiedade até!

Olha, eu acho que a Shiina Ringo não vai se aposentar como umas pessoas estão dizendo, mas sei lá né, esses artistas japoneses são meio estranhos…

Lucas Casablancas · 31 de janeiro de 2013 às 13:36

Puts cara gosto muito da banda quero comprar os cds e nem sei onde compro

Clifhe · 25 de abril de 2016 às 0:08

KKKKKKKKK Eu em 2016 lendo isso felizão ouvindo a Shiina Ringo e o Ukigno juntos ^^
To me sentindo o viajante do tempo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

Mylle Silva · 25 de abril de 2016 às 12:53

Hahaahha, então! Não só o Ukigumo, mas o HZM, o primeiro tecladista de Tokyo Jihen voltou a tocar com ela. Eu amo a Shiina Ringo, poderia ficar falando a vida inteira sobre ela, hahaha. Dentro do mercado fonográfico japonês, em que todos os artistas parecem prezar por um padrão, ela segue na contramão e faz o que bem entende, passeia do jazz ao rock com direito a dancinhas e pedais de voz que lembram as músicas da Hatsune Miku. A Shiina Ringo é uma diva total que faz músicas incríveis e sabe se impor. <3

Clifhe · 1 de maio de 2016 às 16:55

Noa você me respondeu ^^
A Ringo é realmente fantástica, seria bom para a música nacional se os artistas brasileiros tivessem artistas contemporâneos iguais a ela como referência. A propósito… Você entende o significado daquela música “Kokoro” do album “shinya waku”? Eu venho procurando a tradução em inglês pela net mas nunca encontro, é uma das minhas músicas favoritas deles.

Tadaima Japão VLOG - Música, stalker e castigo · 27 de janeiro de 2012 às 10:10

[…] Em 2/3 do vídeo falo sobre a minha ida ao show de Tokyo Jihen, a banda que eu tanto amo e que anunciou que vai se separar no final de fevereiro. Entre os assuntos está a compra do ingresso, os produtos à venda, comportamentos durante o show, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *