Cultura Pop Japonesa

Você sabe o que é… Wotagei?

Fujimoto Miki
Fujimoto Miki

Não é segredo que a indústria de “menininhas bonitinhas” do Japão é bastante explorada. O esteriótipo de delicadeza e beleza inocente e de biquinis nas capas de revista é sucesso garantido dentro de uma socidade na qual os homens muitas vezes são tímidos e as mulheres exigentes na hora de se relacionar. Dentre as possíveis formas de catarse, alguns optam pelo Wotagei.

Wotagei é uma dança baseada no ouendan (cheerleading), só que ao invés de ser utilizado para incentivar os esportista, é praticado diante de artistas para demonstrar a devoção de seus fãs. Apesar da dança ter surgido nos anos 70, apenas nos últimos anos ganhou a atenção da mídia e tornou-se mais difundida. Uma das figuras relacionadas os fenômeno é Fujimoto Miko, que já participou do Hello Project, Morning Musume e hoje em dia segue sua carreira solo como cantora.

"Miki-sama, me puna!"
"Miki-sama, me puna!" - frase que os fãs gritam em um momento da dança

Mas vamos ao que interessa: o primeiro vídeo mostra os passos da dança e o segundo uma apresentação da cantora com os seus respectivos fãs gritando ao fundo. Eu diria que é, no mínimo, interessante.

[ad#post-ad]

Sobre o(a) autor(a)

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

4 comentários

Clique aqui para comentar

  • Que interessante! Agora eu sei como todos os fãs sabiam o que gritar nas músicas de ZONE no final live no Nipponbudokan!!!!

    E, nossa, a quanto tempo eu não ouvia essa música!!!

    Sabe, é meio assustador ver esse tipo de manifestação, alimenta todo o tipo de preconceito originado do esterótipo oriental que costumamos ter em relação à otakus… E, se você parar pra pensar, eles nem são tão diferentes de, por exemplo, fãs de futebol, que vão em estádios para gritar e fazer coreografias para um bando de jogadores que nem vai prestar atenção nos torcedores. Com a diferença que o objeto de torcida deles nunca vai perder pro Corinthians e deixar todo mundo muito @#$ da cara!

    Olhando de cara parece estranho, mas quem que é normal?

  • Maybe wotagei seems so strange…

    seems so ridiculous…
    Many people in Mexico think that the wotas are a bunch of misguided arseholes…
    But one of my best friends taught me that we…as wotas we are…we have much more bollocks that all the wankers that mock us…
    If someone wanna say something…
    Greetings…

  • Uhm…

    Acho que tudo depende do ponto de vista. Concordo com o Danilo no ponto que isso só aumenta o nosso preconceito contra otaku. Mas qual a diferença disso com o video do black eyed peas no oprah semana passada, ou com diversas manifestações ao Michael Jackson que ocorreram ao redor do mundo com todos dançando.

    Entretanto dançar isso dentro de um karaoke é digamos… um tanto horripilante…

    Mas ainda acho que não chega a ser tão horrivel se pegarmos os recentes portfolios de mesmo genero ao redor do mundo.

Minhas identidades secretas

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Botons Nhom - Presentes Memoráveis