Você sabe por que as pessoas gostam tanto do Japão? Tadaima

Você sabe por que as pessoas gostam tanto do Japão?

Você sabe por que as pessoas gostam tanto do Japão? Tadaima

[ad#ad-1]

Japão, Japão, Japão… O que o Japão tem que atrai tanta gente assim? Moda, cultura, comida, história milenar, jogos, carros, o que exatamente? Talvez tudo isso junto ou talvez nada disso. Calma, vou explicar.

Porque as pessoas gostam do Japão

A minha estadia no Japão me fez entender claramente uma coisa: o ser humano gosta do que é diferente. Antes de viajar, quando alguém me perguntava um possível motivo pelo qual tantas pessoas no Brasil gostarem da Cultura Pop Japonesa, eu buscava explicações maravilhosas, como atração pelos valores japoneses mostrados nos mangas, etc etc. Veja só, não é que eu estivesse mentindo, mas agora veja a situação de uma maneira bem simplista.

Os japoneses gostam muito das culturas americana e européia, tem um grande fascínio mesmo. Além disso, eles tem uma capacidade de se apropriar e modificar as culturas recebidas, fato que acontece desde a pré-história japonesa, há mais de 2000 anos. A sociedade japonesa e sua rigidez não permitem o diferente, tornando natural a admiração pelo que é diferente – tanto na aparência quanto no comportamento.

Agora vamos olhar o fenômeno ao contrário. Pessoas do mundo inteiro se sentem atraídas pelo Japão, estudam a língua, a cultura e sonham visitar o país algum dia. Essa atração não tem nada a ver com um único aspecto, na minha opinião, mas sim com o conjunto da obra, porque o Japão é uma fonte interminável de novas descobertas. Independente da área que você gosta (literatura, filmes, anime, manga, música, história, religião, etc) não há aquele momento que você diga “ok, agora sou especialista no aspecto X do Japão”.

Claro que o fato do Japão ser um país distante e exótico também atrai as pessoas, mas eu posso afirmar com certeza que todos que admiram a cultura japonesa não o fazem por apenas um motivo. No caso de outras culturas também, quem realmente acompanha e se dispõe a estudar o idioma e a cultura acaba construindo uma ligação, como se um pedaço da sua personalidade estivesse diretamente ligado ao país em questão. Não é que a pessoa deixa de ser brasileira, muito pelo contrário: pelo Brasil ser um país híbrido que permite trocas culturais, não há nada mais natural em você querer conhecer uma nova cultura e aumentar o leque de possibilidades.

E assim como os brasileiros gostam do Japão, os japoneses adoram o Brasil, como eu já comentei no artigo sobre um programa japonês que mostra a cantora nikkei mirim.

Para terminar, não há nada de errado em se interessar pelo que é diferente e novo, porque a vida é muito sem graça quando ficamos parados na mesmice. O que nós temos que lembrar é sempre de respeitar os gostos dos outros para conviver tranquilamente. Na medida certa e com respeito, não há o que faça mal.

Leia outros artigos da coluna Japonismo.

[ad#ad-1]

04 comments on “Você sabe por que as pessoas gostam tanto do Japão?

  • Vítor , Direct link to comment

    Gostei de mais dessa matéria…essa troca de cultura é algo que deveria acontecer mais entre os países do mundo inteiro, alguns deles ainda são bem fechados. Em relação ao Japão/Brasil a vinda do mangá e anime pro Brasil facilitou bastante já que eles utilizam como meios de divulgar a cultura deles 😀 e como você comentou “o Japão é uma fonte interminável de novas descobertas” sempre aprendemos algo a mais com eles! ^^

  • Mylle Silva , Direct link to comment

    Fora casos específicos, como a Coréia do Norte, acredito que um pouco de pesquisa sempre nos possibilita conhecer bastante sobre outros países. Claro que a proximidade ou a expansão cultural ajudam bastante na troca, mas já diz o ditado, quem tem boca vai a Roma!

  • Hélio , Direct link to comment

    Olá!
    Em algumas notícias mais recentes, foi destacado um aumento notável de turistas em visita ao Japão em parte devido a baixa do Yen, ao acordo de isenção de vistos com diversos países e ao projeto olímpico que pretende estabelecer a marca de 20 Milhões de visitantes até o ano 2020.
    O que se pode perceber, é que Tokyo está lotada de chineses…do continente! Vejam só, a China que tem diversas rixas com este país! O mês que eles preferem é o Março, época de Hanami. Assim como os japoneses eles ficam encantados com as flores, creio que é algo que eles não tem por lá. Eles ficam poucos dias. Visitam os pontos turísticos, fazem compras, tiram fotos e vão embora como os brasileiros visitando o Paraguai e a Foz do Iguaçu.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *