Culinária Japonesa

Workshop: Projeto Otagai promove a interação entre culturas

O Templo Budista Jodoshu Nippakuji de Curitiba promove, no dia 19 de fevereiro, um worshop de integração das culturas brasileira e japonesa. O evento é parte do Projeto Otagai, que tem como objetivo estreitar os laços entre brasileiros e japoneses, além de desmistificar as diferenças entre os costumes de ambos os lados.

Segue abaixo o prospecto do projeto e do workshop:

“Os brasileiros, eles são assim mesmo. Os japoneses, por sua vez, são assim!”. Nós, da comunidade nikkei , deparamos frequentemente com tais situações e diálogo em nosso ambiente de convivência, seja no trabalho ou na família.    Por mais que as tradições e costumes sejam elementos próximos de convívio, nem sempre a comunicação e compreensão plena entre japoneses nativos e os brasileiros descendentes ocorre de modo satisfatório.

O “Projeto Otagai” é uma proposta para melhorar essa comunicação, estabelecer pontes de relacionamentos onde ilusóriamente achamos que existem, mas que, o que realmente está lá é um fosso mal tapado em nome de uma pretensa perpetuacão das tradições culturais.   “Otagai” quer dizer “mutualidade”e “reciprocidade”.    O Templo Budista Jodoshu Nippakuji de Curitiba acredita que esta é uma iniciativa que contribuirá para a melhoria dos vínculos inter-culturais de nossa comunidade, através de uma sintonia mais sensível e consciente de seus líderes e representantes que atuam na fronteira das comunicações internacionais.

A programação será organizada e conduzida pela Regina Gagliardi de Assumpção, que atua há mais de 20 anos no ramo de treinamentos em comunicação, ambiente de trabalho e diversidade cultural, com experiência no Brasil, Europa e África.    É sócia proprietária da empresa Shagal, sediada em São Paulo. Acesse:    www.shagal.com.br   Acreditamos que será uma excelente oportunidade de crescimento profissional e pessoal para você.

Ao todo serão disponibilizadas apenas 40 vagas e as inscrições podem ser feitas com o monge Akiyoshi Oeda através do telefone (41)3014.6268 ou (41)9991.0081. Não há valor fixo, mas aceitam-se doações espontâneas no dia do workshop – que promete ser muito bom!

SERVIÇO:

Data: 19 de Fevereiro de 2011, sábado, das 9:00 ~ 18:00
Haverá intervalos de almoço e café da tarde
Local: Hara Hotel – sala de eventos
Avenida Iguaçu, 931 Rebouças Curitiba PR    Tel: 41.3029-0011
Inscrições: Monge Akiyoshi Oeda: tel: 41.3014.6268 / 9991.0081
otera.curitiba@gmail.com
Vagas: 40 participantes
Valor: doação espontânea ao final do evento

Sobre o(a) autor(a)

Mylle Silva

Sou escritora, roteirista e artesã. Apaixonada pela cultura japonesa, vivo com ela uma relação de amor e ódio desde 1996. Tento sobreviver entre palavras (www.oficinadeescrita.com.br) e encomendas (www.nhom.com.br)

1 comentário

Clique aqui para comentar

Minhas identidades secretas

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Oficina de Escrita - para escrever mais e melhor
 

Botons Nhom - Presentes Memoráveis